Uma vez por ano a Agência de Aposentadoria da Suécia envia atestados de vida pelos Correio para os aposentados que recebem aposentadoria sueca residindo no exterior. O certificado deve ser assinado e preenchido com eventuais novas informações de contato. Em seguida o certificado é levado pessoalmente junto com um documento de identidade para uma autoridade atestar que a pessoa está viva. No Brasil a Embaixada, os Consulados e a Igreja Escandinava podem fazer esta atestação, mas a Agência de Aposentadoria também aceita atestações feitas por um cartório, INSS ou pela polícia. O atestado carimbado é enviado pelo próprio interessado pelos Correios ou por e-mail para [email protected] (no caso das pessoas que enviaram o atestado pelo menos uma vez anteriormente pelos Correios).

Uma novidade neste ano de 2017 é que o atestado de vida também pode ser realizado online no pensionsmyndigheten.se (em sueco) para as pessoas que possuem um certificado digital (“bank-id”) sueco.

Devido à greve dos Correios brasileiros muitas pessoas neste ano receberam o atestado de vida com atraso. Portanto, informamos que também é possível baixar o formulário do atestado em pdf, preencher e enviar uma vez carimbado, em casos de extravio do formulário orignal.

 

Atestado de vida – novidades 2017