Última atualização: 2022-05-22 20:58:39

 

A proibição de entrada para viajantes na Suécia de países fora da UE/EEE não foi extendida e expirou em 1º de abril de 2022.

Isso também significa que a exigência de apresentar um certificado de vacinação e teste na entrada na Suécia não será mais válida.

Fim das restrições de entrada na Suécia

306 pensamentos em “Fim das restrições de entrada na Suécia

  • 22/03/2020 em 18:30
    Permalink

    Boa tarde eu concordo com a decisão foi tomada pelo governo da Suíça e muito bom só pra proteger a população. Obrigado

  • 06/05/2020 em 10:53
    Permalink

    Pessoas que aguardam no Brasil por uma decisão de Visto de Permanente podem visitar seus maridos que são cidadãos suecos?

  • 06/05/2020 em 11:52
    Permalink

    Olá Kareen,

    não, estrangeiros de fora da União Europeia sem residência fixada na Suécia não podem entrar no país durante a vigência dessas regras.

  • 13/05/2020 em 14:25
    Permalink

    Boa tarde, há alguma previsão de abertura para turistas brasileiros? Obrigado

  • 14/05/2020 em 20:38
    Permalink

    Boa noite,

    no momento não tem. Hoje a restrição de entrade de estrangeiros foi prorrogada até dia 15 de junho.

  • 19/05/2020 em 22:03
    Permalink

    Meu marido foi transferido para Suécia em janeiro desse ano e solicitou um visto de residência familiar que já foi aprovado. Ele inclusive já possui residência fixa e também o personalnummer;
    Eu e meus filhos deveríamos ter viajado no dia 09 de abril, mas por conta da pandemia os vôos foram cancelados.
    A proibição de entrada até 15 de junho também é aplicada no nosso caso?

  • 19/05/2020 em 22:23
    Permalink

    As regras se aplicam a todos que ainda não fixaram residência na Suécia. Caso você e seus filhos não tenham se registrado na Suécia e residido no país devem aguardar até as restrições sejam abolidas.

  • 26/05/2020 em 17:25
    Permalink

    Boa tarde, minha filha nasceu na Suécia em Karlstad no dia 18 de Maio, eu gostaria de saber se posso entrar na Suécia para registrar minha filha e ajudar a mãe(minha namorada) dela com os cuidados da nossa bebê pois ela mora sozinha em Karlstad.

  • 27/05/2020 em 10:08
    Permalink

    Bom dia Clayton,

    a analise e decisão sobre a entrada no país neste aspecto cabe ao oficial de controle de fronteira. As representações diplomáticas infelizmente não têm como influenciar ou garantir o acesso previamente, apenas informar das regras que estão sendo aplicadas.

  • 31/05/2020 em 01:34
    Permalink

    Ola,

    Gostaria de saber se apos o dia 15 de Junho sera possivel para Brasileiros viajarem a Suecia, e se a pessoa deve passar por algum tipo de quarentena quando chegar no pais.
    Obrigada

  • 31/05/2020 em 10:06
    Permalink

    Bom dia Elaine,

    espare-se uma decisão sobre as restrições para a entrada de estrangeiros, cidadãos não europeus, na Suécia dentro dos próximos dias. No momento não sabemos se haverá uma extensão das medidas ou não.

    Em relação à quarantena ao chegar no país não há alguma regra obrigatória até agora, porém as autoridades recomendam sembre cautela e que encontre pessoas mais idosas ao ar livre ou tente evitar de econtrá-las por enquanto.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 02/06/2020 em 19:29
    Permalink

    Olá, durante esse período de crise com a COVID-19, as entrevistas para o visto de residência ainda estão acontecendo?

  • 05/06/2020 em 17:48
    Permalink

    Olá, sim, estão acontecendo normal. São realizadas com toda segurança com um divisor de vidro entre as pessoas.

  • 09/06/2020 em 18:16
    Permalink

    ola. a fronteira para brasileiros sera aberta no dia 15/06?

  • 09/06/2020 em 19:26
    Permalink

    Olá Clayton,

    não sabemos ainda, mas alguns esclarecimentos sobre as regras foram publicadas ontem. Confira em nosso website que acabou de ser atualizado e no site da Polícia da Suécia, http://www.polisen.se/en.

  • 09/06/2020 em 20:11
    Permalink

    Ola. Acabo de ver a atualização que isenção para os membros da família dos cidadãos suecos foi simplificada, o que facilitará, por exemplo, que famílias que moram no exterior viajem para casa na Suécia. O esclarecimento também foi feito com o objetivo de tornar mais fácil para as pessoas com Permissão de Residência ingressarem com suas famílias na Suécia. Isso pode se aplicar, por exemplo, a cônjuges, parceiros ou filhos de alguém que mora na Suécia.
    Meu marido é cidadão residente em Estocolmo desde janeiro deste ano e estamos no Brasil aguardando a liberação das fronteiras para nos unirmos à eles. Neste caso, à partir dessa nova orientação, entendo que nossa entrada será permitida. Estou certa em minha interpretação?

  • 09/06/2020 em 21:10
    Permalink

    Boa noite,

    Pedimos que leia atentamente também as informações contidas no site da Polícia Sueca para que possa concluir se se enquadra nas exceções: http://www.polisen.se/en

  • 10/06/2020 em 20:12
    Permalink

    Olá Peter,
    Sou brasileiro, atualmente moro e trabalho na Suécia, possuo Swedish ID, e gostaria de saber se minha namorada, que mora no Brasil, e após a atualização das medidas pelo Governo sueco, se ela poderá ser isenta do travel ban para entrar na Suécia nas próximas semanas.
    Obrigado!

  • 10/06/2020 em 21:05
    Permalink

    Olá Rafael,

    a atualização feita pelo governo que entrou em vigor no dia 8 de junho disse respeito a profissionaais de algumas profissões específicas e membros de famílias de cidadãos suecos e pessoas com uma permissão de residência já aprovada, mas que ainda não fixaram sua residênciia no país. Se a sua namorada não possui umma permissão de residência na Suécia nada mudou para ela; sua entrada continua restrita.

  • 17/06/2020 em 09:44
    Permalink

    Olá, bom dia.

    Meu esposo está morando na Suécia desde março desse ano, com visto temporário de estudante. Como somos casados, eu também possuo o mesmo visto que ele.

    Antes, eu não podia entrar na Suécia porque não estava “retornando ao país”, né? Mas como essa restrição foi tirada, agora eu já posso, correto? Pois me enquadraria justamente nessa última medida que colocaram, para permitir a reunião familia de pessoas que já estão morando na Suécia. Deixando claro: tenho o visto temporário de estudante por ser casada com ele, que já está morando lá, mas estou indo pela primeira vez. Agora já posso entrar, correto?

    Outra dúvida: na cidade onde eu moro no Brasil não há voos direto para Estocolmo, de forma que eu teria que fazer conexão em algum país europeu, como França, Alemanha, Holanda ou Portugual. No caso, as regras que se aplicariam para admitir minha entrada seriam a do meu país de destino final (Suécia) – onde eu possuo visto de residência temporária -, e não a do país de entrada, já que seria só uma conexão, correto?

    Obrigada pela atenção,

  • 17/06/2020 em 09:51
    Permalink

    Oi Peter,

    No caso de quem tem esposa com permissão par Suécia, ela consegue fazer conexão nos países da União Europeia sem ser barrada? Eu estou na Suécia e ela no Brasil, os voos possuem conexão em algum país da União Europeia então eu gostaria de saber se ela conseguiria chegar na Suécia ou corre o risco de ser barrada no país da conexão.

  • 17/06/2020 em 10:39
    Permalink

    Olá Rafael,

    por enquanto as regras que estamos relatando por aqui são da Suécia e não da União Europeia, como ainda não existem regras padronizadas (tudo indica que teremos regras uniformizadas da UE a partir do dia 1 de julho). Nas condições atuais ela consegue fazer conexão por exemplo em Frankfurt, Lisboa e Amsterdam, mas deve ter uma passagem imediata para a Suécia e não pode saír do aeroporto. Se a sua esposa já tem uma permissão de residência aprovada e você está residindo na Suécia em princípio ela será aceita atualmente. Deve portar documentação comprovando todos estes fatos. Lembramos que a decisão final é do oficial policial na fronteira sueca e que não teremos como garantir a entrada, apenas informar das regras.

    Informações aplicáveis ao seu caso do site da Polícia sueca:

    I have recently been granted my Swedish residence permit and would like to move to Sweden. Am I exempt from the entry ban?

    Maybe. Foreigners can be exempted from the entry ban if they have been granted the residence permit in Sweden and they have family ties to a person who has an established home in Sweden or is a Swedish citizen. Family ties can be e.g. spouse, common law partner or children. The traveler is required to show proof of a valid residence permit and to verify their family ties to a person who is residing in Sweden.

    Foreigners who are moving to Sweden, but who does not have family ties to a person who has an established home in Sweden or a Swedish citizen, are not exempted.

    It is the traveler’s responsibility to verify that they do hold a valid residence permit, and that they have family ties to a person who is residing in Sweden. This can be done e.g. with the decision letter from the Swedish Migration Agency, excerpt from the Swedish Population Register, marriage certificate, birth certificate etc. The documents should preferably be written in or translated to a Scandinavian language or English.

    https://polisen.se/en/the-swedish-police/the-coronavirus-and-the-swedish-police/faq/

  • 17/06/2020 em 10:42
    Permalink

    Olá Aline,

    Nas condições atuais você conseguiria fazer conexão por exemplo em Frankfurt, Lisboa e Amsterdam, mas deve ter uma passagem imediata para a Suécia e não pode saír do aeroporto. Se você já tem uma permissão de residência aprovada e seu esposo está residindo na Suécia em princípio você será aceita atualmente. Deve portar documentação comprovando todos estes fatos. Lembramos que a decisão final é do oficial policial na fronteira sueca e que não teremos como garantir a entrada, apenas informar das regras. As regras atuais suecas são válidas até dia 30 de junho e não sabemos ainda como serão as restrições a partir do dia 1 de julho.

    Informações aplicáveis ao seu caso do site da Polícia sueca:

    I have recently been granted my Swedish residence permit and would like to move to Sweden. Am I exempt from the entry ban?

    Maybe. Foreigners can be exempted from the entry ban if they have been granted the residence permit in Sweden and they have family ties to a person who has an established home in Sweden or is a Swedish citizen. Family ties can be e.g. spouse, common law partner or children. The traveler is required to show proof of a valid residence permit and to verify their family ties to a person who is residing in Sweden.

    Foreigners who are moving to Sweden, but who does not have family ties to a person who has an established home in Sweden or a Swedish citizen, are not exempted.

    It is the traveler’s responsibility to verify that they do hold a valid residence permit, and that they have family ties to a person who is residing in Sweden. This can be done e.g. with the decision letter from the Swedish Migration Agency, excerpt from the Swedish Population Register, marriage certificate, birth certificate etc. The documents should preferably be written in or translated to a Scandinavian language or English.

    https://polisen.se/en/the-swedish-police/the-coronavirus-and-the-swedish-police/faq/

  • 25/06/2020 em 12:15
    Permalink

    Olá, meu nome é Ana e gostaria de saber informações sobre passageiros que estão com viagem marcada para agosto, se vai ser possível entrar na Suécia naquele mês, o meu irmão irá viajar como turista para me visitar aqui na Suécia.

    Estou perguntando para ter certeza se pode ou não pode, pois recebi uma informação que pode, e depois uma que não pode. Estou confusa sem saber se ele pode mesmo ou não. E se pode o que ele deve saber antes de viajar?
    Desde já agradeço.

  • 25/06/2020 em 12:54
    Permalink

    Olá Ana,

    entendemos a sua preocupação com a viagem em agosto, mas infelizmente não podemos afirmar como será a situação em relação às restrições da fronteira. No momento turismo não é permitido para cidadãos brasileiros.

    Aconselhamos ficar de olho em nosso website, onde disponibilizamos todas as informações atualizadas, assim que estiverem disponíveis. Também é possível se inscrever para receber alertas do website.

  • 03/07/2020 em 22:51
    Permalink

    Olá.

    Consegui emprego na Suécia esse ano. Meu visto foi liberado dia 15/04, e avisado que eu deveria estar no país em até 3 meses, ou perderia o visto. Devido a pandemia, não pude viajar, e aumentaram o prazo pra 15/08. Irei agora em agosto, porém minha esposa, que também está com visto aprovado, não poderá ir logo.

    Teve mais alguma prorrogação pros vistos, ou de fato ela vai perder o dela? E se perder, será muito complicado para conseguir outro?

  • 07/07/2020 em 09:42
    Permalink

    Bom dia!
    Gostaria de uma informação pois não entendi bem se me encaixo em uma das opções de flexibilização dessa última atualização. No caso eu trabalho na Scania em São Bernardo do Campo e já tenho toda a documentação desde o final de Março (a viagem estava inicialmente marcada para Abril), estou indo para Sodertalje por 14 meses. Tenho o visto de trabalho e também a carta viagem em mãos, minha dúvida é que será a minha primeira vez na Suécia entao eu nao estaria “voltando para casa”, estaria indo pela primeira vez. Tendo o visto de trabalho e a carta emitidos, eu me encaixo no grupo que está permitido entrar no país? ou por ser minha primeira vez no país eu nao poderia ir?

    Obrigado!

  • 07/07/2020 em 10:34
    Permalink

    Olá,

    não temos como prever se haverá alguma prorragação em relação a este prazo no momento. Em relação à situação da sua esposa recomendamos contato diretamente com a Agência de Migração ou por email, como não temos como tratar de casos contendo dados pessoais por aqui.

  • 07/07/2020 em 10:45
    Permalink

    Bom dia,

    não há necessidade de estar “voltando para casa”, porém terá que comprovar perante a polícia sueca que desempenha uma função essencial e que é urgente poder entrar no país, conforme as informações que constam em nosso website e no site da polícia sueca.

    https://polisen.se/en/the-swedish-police/the-coronavirus-and-the-swedish-police/faq/
    I have recently been granted Swedish residence permit for work or studies and would like to move to Sweden. Am I exempt from the entry ban?

    You are exempted from the entry ban if you hold a residence permit and is:

    healthcare professionals, researchers in the area of health and medical care, and staff working with the care of the elderly
    seasonal workers in the agricultural, forestry and horticulture sectors
    personnel transporting goods and others working in the transport sector
    diplomats and consular staff, and their families
    seamen
    frontier workers;
    people working in international organizations or who are invited by such organizations, and whose presence is necessary for the organizations’ operations
    military personnel
    aid workers and civil defense staff;
    highly skilled workers, whose job cannot be postponed or be performed remotely. This should be confirmed by the employer.
    Students or students to be, holding a residence permit for studies, or
    people in need of international protection or for other humanitarian reasons

  • 07/07/2020 em 11:49
    Permalink

    Bom dia,
    Aplicamos para o visto de Autorização de Residência, ja fazem 7 meses e ainda não fiz entrevista, se eu comprovar que estou em aplicação para morar com alguém na Suécia , endereço, fotos , será que teria algum problema?tenho correspondência em meu nome na Suécia.

  • 09/07/2020 em 00:24
    Permalink

    Boa noite! Fui admitida para um curso curto do idioma sueco por um mês, poderei entrar na Suécia se não tenho visto de residência?
    Isso considerando que o site da Polisen da Suécia, indica que estão exentos do entry ban estudantes que não precisem de permissão de residência.

  • 09/07/2020 em 09:01
    Permalink

    Bom dia,

    existe uma exceção para estudantes de curta duração, mas recomendamos portar provas do curso de preferência em inglês, como passará por controles, podendo ser barrada de viajar tanto no embarque e saída do Brasil, quanto na Europa e na Suécia em si. O Consulado não pode garantir a sua entrada de alguma forma.

  • 17/07/2020 em 16:41
    Permalink

    Gostaria de agradecer a todos do consulado pelas orientações dadas através desse canal.
    Já estamos em Estocolmo, que será nosso lar pelos próximos anos. Estamos animados com esse novo desafio internacional. E uma grande honra em fazer parte dessa comunidade!!!! O sol e calor nos receberam por aqui!!! Muito

  • 17/07/2020 em 18:04
    Permalink

    Desejamos todo sucesso nesse novo caminho!

  • 27/07/2020 em 10:31
    Permalink

    Bom dia,

    Gostaria de consultá-los sobre o seguinte cenário:
    Estarei trabalhando na Suécia até Dezembro de 2020 e meu pai deseja vir para ficar comigo por um período de 2 meses, iniciando em 16 de setembro.
    Como faço para verificar se a entrada dele seria autorizada ?
    Ele se encaixa em uma das excessões de banimento, como por exemplo, familia de primeiro grau de uma pessoa que tem a permissão de residência?
    Existe uma previsão para a atualização das regras de banimento?

    Obrigado pela atenção.

  • 02/08/2020 em 12:39
    Permalink

    Olá,

    todas as suas dúvidas já foram respondidas em nosso site e no site da polícia. Não tem como falar de previsão de alteração das regras, como elas acompanham a situação geral da pandemia e, portanto, naturalmente podem ser alteradas com pouca antecedência. Sendo assim, se você considerar que seu pai se enquadra nas exceções em vigor no dia 16 de setembro, a única recomendação que podemos fazer é viajar munido de documentação comprovando os fatos em sueco ou inglês.

  • 10/08/2020 em 07:02
    Permalink

    Bom dia,

    Sou brasileiro e estudo na Itália, mas devido ao Covid-19 retornei ao Brasil em Março.
    Como o governo italiano implementou uma restrição aos brasileiros, estou procurando alternativas para entrar no país, no caso, permanecer 14 dias em um país da União Europeia.

    Tenho autorização de residência válida para a Itália e minha irmã mora na Suécia. Seria possível entrar na Suécia nesse caso?

    Obrigado!

  • 10/08/2020 em 09:26
    Permalink

    Olá,

    Fornecemos todas as informações e links necessários para a autoanálise e decisão de viajar ou não aqui no site, porém a decisão final é sempre tomada pela polícia na fronteira. Portanto, não temos condições de assessorar na análise sobre o enquadramento.

  • 01/09/2020 em 22:25
    Permalink

    Olá. Estou no Reino Unido e gostaria de ir à Suécia para turismo com meu namorado antes de voltar para o Brasil. Não sou cidadã nem residente EU. Posso entrar no país munida apenas de passaporte brasileiro vinda de um voo de Londres?

    Obrigada

  • 04/09/2020 em 14:37
    Permalink

    Olá Letícia,

    as mesmas regras que são descritas nessa página se aplicam a você, independentemente do trajeto de viagem. A Suécia não permite turismo no país de acordo com as regras em vigor até dia 31 de outubro.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 05/09/2020 em 01:38
    Permalink

    Oi, eu gostaria de saber como está a situação para vistos de trabalho? Fiz a minha requisição no início de março, antes de ser declarada a Pandemia, a previsão era de 0-2 meses mas até agora nenhuma notícia.

    Estão emitindo ou está pausado enquanto houverem restrições? Caso estejam emitindo e, dando os 6 meses agora da requisição, há chances de aprovação vindo de alguém no Brasil?

    Obrigada pela atenção.

  • 08/09/2020 em 13:41
    Permalink

    Boa tarde Gabriela,

    os processos estão sendo tratados de forma normal no momento. Se seu processo tem demorado 6 meses é um pouco atípico e seria interessante checar se de fato ainda não existe uma decisão no processo no site da Agência de Migração aqui: https://www.migrationsverket.se/English/Contact-us/My-page-and-Check-your-application/Check-your-application-without-login.html

    Nenhuma repartição sueca no exterior tem poderes para decidir em processos de permissão de residência com base em trabalho.

    Saudações,

    Peter Johansson

  • 09/09/2020 em 23:42
    Permalink

    Olá Peter,

    Sou cidadão da EU e resido com minha esposa e filha no Brasil (ambas cidadãs Brasileiras). Estou sendo transferido pela minha empresa para Suécia agora em Setembro e irei sozinho para cumprir todas as etapas necessárias para residir na Suécia, tais como firmar o contrato de trabalho, aplicar para o personal id, aplicar para o social security, alugar uma residência, etc.Após cumpridas as etapas retorno ao Brasil e trabalho remotamente até que as restrições de viagem sejam retiradas e possamos ir todos para Suécia.

    Gostaria de entender se pode existir algum problema para minha familia quando todos nós formos à Suécia, dado que neste primeiro momento irei sozinho e farei os procedimentos mencionados acima sem minha família. Preciso já deixar registrado na agência de imigração Sueca que retornarei com minha familia em breve, por exemplo?

    Muito Obrigado

  • 10/09/2020 em 00:42
    Permalink

    Olá meu namorado é sueco e Desde a pandemia ele não vem ao Brasil e eu não vou na Suécia, vou no final de setembro. Ele fez uma série de documento com fotos para comprovar nossa relação e que estamos separados deste fevereiro ,xerox do passaporre dele ,comprovante de residência e uma carta para a policial da migração, eu vou conseguir entrar no país sendo namorados e estando muito tempo separados !,

  • 10/09/2020 em 08:26
    Permalink

    Bom dia Carlos,

    assim que a sua família vier para morar com você, deve seguir as instruções de registro e solicitação de carteirinha de permanência para familiares de cidadãos europeus neste link: https://www.migrationsverket.se/English/Private-individuals/EU-citizens-and-long-term-residents/Work-study-or-live-in-Sweden-for-EU-citizens.html

    Importante ressaltar que com as regras atuais de entrada no país a sua família pode enfrentar problemas já no embarque no Brasil, por não possuírem uma prova do direito de residência na Suécia. Estes problemas devem poder ser evitados se você viajar sempre com eles e portar provas de que já reside na Suécia, é cidadão europeu e de que a Suécia permite a entrada de familiares nestas circunstâncias.

    Estamos à disposição se tiver mais dúvidas,

    Peter Johansson

  • 10/09/2020 em 08:29
    Permalink

    Bom dia Adriana,

    como já está bem explicado aqui no site não fazemos nenhum tipo de pré-análise da sua documentação, como a decisão de permitir ou não a sua entrada será feita pelo oficial policial na fronteira. Se não fazer provável de que conseguirá entrar no país você pode enfrentar problemas já no Brasil ao fazer o check-in com a empresa aérea.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 11/09/2020 em 19:07
    Permalink

    Olá Peter, minha companheira é sueca e já estamos sete meses sem nos ver
    Nos moramos juntos aqui no Brasil, quando ela esteve aqui em seus meses de estudo e ficarei em sua residência em Gothenburg.
    Também participarei de umA série de documentário da discovery channel na Suécia e me mandaram a carta o de minha presença é fundamental.
    Tenho as cartas E todos os documentos
    E já as passagens que me enviaram
    Mas gostaria de alguma informação?! Desde já obrigado

  • 20/09/2020 em 19:17
    Permalink

    Obrigado pelas informações. Sou brasileiro e tenho cidadania portuguesa, mas não possuo passaporte europeu, apenas identidade. Viajando com passaporte brasileiro e mostrando a identidade portuguesa, estarei dentro das exceções para entrar na Suécia? Estarei viajando para visitar família.

  • 21/09/2020 em 10:49
    Permalink

    Olá André,

    desculpe a demora em retornar, mas sua dúvida já está respondida aqui no site. Os documentos que pretende apresentar na fronteira devem estar em inglês e não temos como garantir seu embarque no Brasil nem na área Schengen ou na Suécia. A análise da necessidade da viagem será feita tanto pela empresa aérea no Brasil quanto pelos oficiais de fronteira.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 21/09/2020 em 10:52
    Permalink

    Olá Marcelo,

    caso a sua identidade portuguesa seja do padrão da UE com texto em inglês e menção da sua cidadania ela é válida para viagens internas dentro da área Schengen na UE e, portanto, pode ser usada como prova da sua cidadania portuguesa. Na dúvida, quem pode lhe responder se seu modelo de identidade foi emitido conforme o padrão da UE (National Identity Card) é o Consulado de Portugal.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 29/09/2020 em 13:51
    Permalink

    Boa tarde.

    Estou com uma dúvida. Tenho dupla cidadania (no caso Italiana) com emissão de passaporte e tudo nos conformes da lei.

    Poderia ingressar na Suécia sendo cidadão italiano, porém saindo do Brasil? Caso sim, estive pensando em levar um exame RT-PCR Covid-19 para atestar que estou negativo.

    Agradeço desde já a atenção.

  • 29/09/2020 em 14:52
    Permalink

    Boa tarde Filippe,

    conforme já informamos por telefone a informação em nosso website deixa claro que cidadãos europeus podem ingressar livremente na Suécia. Na Suécia não há exigência de qualquer exame de Covid.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 29/09/2020 em 18:12
    Permalink

    Boa tarde
    Tenho dupla cidadania ( portuguesa) mas meu marido não tem. Poderiamos visitar nosso filho que mora na Suécia, somente com minha cidadania europeia mas saindo num voo do Brasil?

  • 29/09/2020 em 19:30
    Permalink

    Boa noite,

    cidadãos de fora da União Europeia não são permitidos para viagens de turismo até o dia 31 de outubro, salve as exceções listadas aqui no site e no link da polícia nacional seuca.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 10/10/2020 em 11:10
    Permalink

    Bom dia, Sr Peter Johansson,
    Desejo ir a turismo mesmo e gostaria de saber se posso comprar a passagem para o dia 01 de novembro 2020 ou se há risco de ampliarem o prazo de proibição de entrada de turistas. Obrigada!

  • 10/10/2020 em 11:52
    Permalink

    Bom dia Larissa,

    infelizmente não temos como prever se as restrições serão prorrogadas ou não. Uma decisão deve ser tomada dentro das próximas semanas e, portanto, recomendamos aguardar mais um pouco.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 16/10/2020 em 17:09
    Permalink

    ola boa tarde gostaria de saber o que essa mensagem abaixo quer dizer?
    Finalmente, a proibição não se aplica às pessoas que têm laços familiares, conforme especificado na Lei dos Aliens (2005:716).

    tenho viagem marcada para o dia 15/12/2020 para visitar minha cunhada, nao sou casado legalmente com minha esposa, mais gostaria de tirar essa duvida se vamos conseguir entrar no pais.

  • 20/10/2020 em 07:35
    Permalink

    Bom dia Clayton,

    evidentemente o governo sueco tem a possibilidade de impor restrições de vários tipos em situações de ameaça à saúde pública. No momento à restrição de entrada atingindo brasileiros está em vigor até dia 31 de outubro, podendo ser prorrogado ou abolido a qualquer momento. Recomendamos ficar de olha nessa página e se inscrever nas notificações para receber um aviso assim que atualizamos a página.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 22/10/2020 em 13:33
    Permalink

    Bom dia, Sr Peter Johansson, gostaria de saber se por acaso eu estiver na Suécia e for contaminada lá por covid, eu poderia retornar ao Brasil no dia que tenho a passagem de volta ou eu seria impedida de embarcar para o Brasil por estar contaminada?

  • 24/10/2020 em 08:52
    Permalink

    Bom dia Larissa,

    a recomendação é que uma pessoa contaminada se isole, não viaje e não tenha contato com outras pessoas.

    Atenciosamente

    Peter Johnsson

  • 26/10/2020 em 20:20
    Permalink

    Olar boa noite, tenho uma cunhada que mora na Suécia, eu marido, minha filha e eu estamos pra ir agora em dezembro visitar ela, sendo que não sabemos se nossa entrada vai ser permitida, vc acha que conseguimos ir? Ou só meu marido que pode ir, por ele ser irmão da pessoa que reside na Suécia ??

  • 27/10/2020 em 16:16
    Permalink

    Boa tarde Maria,

    viagens não necessárias não devem ser realizadas durante o período de restrições de entrada. Como esclarecemos aqui na página: nenhuma autoridade sueca vai realizar uma pré-análise avaliando suas chances de entrar no país. A Polícia de fronteira fará a análise a base dos seus documentos apresentados e seus argumentos.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 28/10/2020 em 15:49
    Permalink

    Olá, boa noite!
    Meu nome é Cristina. Sou brasileira e atualmente moro na Suécia. Gostaria de viajar agora em novembro, mas estou na dúvida se seria possível realizar essa viagem? .

  • 29/10/2020 em 15:32
    Permalink

    Boa tarde Cristina,

    como reside na Suécia e, portanto, deve ter uma permissäao de residência se enquadra nas exceções listadas nessa página, desde que esteja munida com documentação comprovando seu status.

    Peter Johansson

  • 17/12/2020 em 21:10
    Permalink

    Olá meu processo está em andamento na imigracao em malmö, foi feita apelação, eu possuo somardingsnummeret. E pago taxas na Suécia todo ano, sou casada com sueco. Posso entrar na Suécia com esses documentos? A carta do skarttverket sobre as taxas que eu pago, e com o registro de casamento?

  • 21/12/2020 em 16:06
    Permalink

    Olá, boa tarde. Boataria de saber se posso viajar do Brasil para Suécia com o visto de estudante. Pretendo fazer um intercambio em Abril. Muito obrigada

  • 30/12/2020 em 15:02
    Permalink

    Oi… estou com viagem marcada para a Suécia amanhã, para visitar meu companheiro… tenho toda a documentação que estava prevista, comprovação e tudo mais… caso não autorizem meu embarque, o que posso fazer? Cabe um mandado de segurança?

  • 31/12/2020 em 14:39
    Permalink

    Boa tarde Carla,

    não podemos opinar sobre este caso, se porventura a empresa aérea não autorizar seu embarque, pois se trata de um assunto jurídico. Apenas aconselhamos imprimir esta página e a da polícia com as regras para aumentar as chances.

    Boa viagem!

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 31/12/2020 em 14:41
    Permalink

    Olá Ana Carla,

    conforme informamos aqui na página, as pessoas em posse de uma permissão de residência podem ingressar no país com as regras atuais. Apenas precisa estar com a documentação comprobatória em inglês.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 31/12/2020 em 14:47
    Permalink

    Boa tarde Audrey,

    possivelmente se enquadra nas exceções, mas a análise e decisão caberá exclusivamente à Polícia Sueca. Caso a viagem não seja necessária, a recomendação é de respeitar que o momento não é de realizar passeios.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 15/01/2021 em 13:13
    Permalink

    Se tiver vacinada. Vou poder entrar na suecia mes 8/2021.

  • 15/01/2021 em 13:47
    Permalink

    Boa tarde,

    o mês de agosto ainda está muito longe nesse mundo atual em que vivemos e infelizmente não temos como informar neste momento. Aconselhamos ficar de olho nesta página e se inscrever para receber nossas notificações.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 18/01/2021 em 15:38
    Permalink

    Olá! Tenho cidadania italiana e residência na Italia. É possível entrar na Suécia caso eu pegue um voo vindo do Brasil e que tenha conexão em algum outro país da Europa para ir para a Suécia?

  • 19/01/2021 em 12:48
    Permalink

    Olá Deborah,

    já respondemos essa pergunta aqui na página: cidadãos europeus atualmente não são afetados pelas restrições de entrada.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 02/02/2021 em 10:09
    Permalink

    Bom dia. Gostaria de saber quais voos estão indo do Brasil para a Europa ou qualquer outro país neste momento. Sou sueca e preciso voltar para casa. Não consigo viajar pelos Estados Unidos e não consigo encontrar nenhuma outra companhia aérea viajando do Brasil. Eu olhei a tabela de horários dos principais aeroportos e não encontrei voos além dos Estados Unidos, mas no site do consulado sueco está escrito que apenas alguns países fecharam suas fronteiras. O que se aplica?

  • 04/02/2021 em 19:00
    Permalink

    Olá Åsa,

    realemente está difícil encontrar voos aceitando passageiros do Brasil com escala num aeroporto dentro da área Schengen. Recomendamos ficar de olho nos documentos preparados pela delegação da União Europeia (links nesta página) e no mapa mantido pela IATA.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 09/02/2021 em 18:52
    Permalink

    Olá gostaria de informações sobre viagem para suecia, sou brasileira minha irmã e sobrinhos moram na Suécia em Stockholm, e estamos aguardando liberarem os voos a alguma previsão pra que possamos viajar

  • 21/02/2021 em 10:51
    Permalink

    Olá. Gostaria de saber se cidadãos brasileiros já podem viajar para a Suécia. Minha irmão mora lá e gostaria de visitá-la. Estou no aguardo do visto permanente.

  • 23/02/2021 em 12:58
    Permalink

    Olá,

    sua pergunta é respondida já no conteúdo desta página.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 24/02/2021 em 08:34
    Permalink

    Olá,

    Meu companheiro é Sueco e como qualquer casal queremos nos ver. Na parte de exemptions no site da polisen encontro as seguintes informações:

    “Can my boyfriend from the USA enter Sweden? We have right now no intention of living together or getting married.

    Boyfriends and girlfriends are not exempted from the entry ban unless they travel to Sweden with the future purpose of living together or getting married, and in such way get family connection to a Swedish citizen.”

    E

    “What is considered a close family connection?
    Close family connection primarily includes the nuclear family, e.g. spouse, common law partner, partner or children. Siblings or cousins are not included.

    Family relations can e.g. be:

    Spouse
    Registered partner
    Common-law/cohabitation partner
    Children under the age of 21, including adoptive children or children about to be adopted, in addition to children residing in Sweden to whom a foreigner is to have social contact with

    Foreigners whose intention is to enter into marriage or a common-law/cohabitation partnership with, if they can document previous physical contact (e.g. with photographs) and that the relationship is serious”

    Basicamente essas informações me deixam entender que eu e meu companheiro nos enquadramos nas exceções já que planejamos nossa união estável.
    O site não é totalmente claro na forma de provar isso, só preciso levar fotos ou uma carta dele TB será necessária?

    Obrigada.

  • 05/03/2021 em 10:17
    Permalink

    Olá, fico feliz que a Suécia esteja tomando medidas mais restritivas!
    Não esqueçam de alterar a data e referenciar o ano também e não só o mês, visto que já vamos completar um ano de pandemia e as datas podem acabar ficando confusas para o leitor.

    Att.

  • 08/03/2021 em 09:16
    Permalink

    Bom dia, atualizamos a página com a menção do ano. Obrigado pela dica!

  • 08/03/2021 em 09:27
    Permalink

    Bom dia Juliana, como informa o site da polícia as fotos são apenas um exemplo. Cabe ao interessado portar outros documentos que possam provar a intenção de morar juntos ou contraír matrimônio e de que o relacionamento é sério.

    Grato,

  • 13/03/2021 em 11:37
    Permalink

    Bom dia. Meu marido trabalha na Suécia e ao renovar o seu contrato, solicitamos a minha permissão de residência também. A minha primeira dúvida é se neste caso será necessário fazer entrevista. A minha segunda dúvida é se, com está permissão de residência, terei o direito de entrar na Suécia mesmo com as restrições da COVID. Muito obrigada.

  • 19/03/2021 em 10:36
    Permalink

    Olá, Peter! Eu e meu esposo estamos com uma carta de aceite no time de pesquisa da Universidade de Mälardalen, por um período de 3 meses. O início desse intercâmbio se dá em 6 de abril. Temos as cartas da instituição autorizando, e temos o comprovante da residência que ficaremos, que a própria instituição providenciou para nós. Para esse caso, é necessário o visto de residência temporária? Ou se encaixa na situação dos estudantes de curta duração? Obrigada!

  • 21/03/2021 em 21:46
    Permalink

    Boa noite! Ótimo post, obrigado por esclarecer muitas dúvidas!

    Porém eu tenho uma dúvida, eu recebi minha permissão de trabalho e residência para a Suécia, e pretendo viajar dia 30/03 para a Suécia com uma conexão em Frankfurt na Alemanhã. Porém não está claro para mim se eu realmente posso fazer a conexão na Alemanhã. Você consegue me exclarecer essa dúvida? Muito obrigado!

  • 22/03/2021 em 20:57
    Permalink

    Olá Gabriel,

    recomendamos que faça contato com a sua empresa aérea. A última informação que temos é que a Alemanha não permite conexões para outros países dentro da área Schengen para pessoas vindo do Brasil.

    Possivelmente uma alteração de voo para a Swiss pode ser uma opção.

  • 22/03/2021 em 21:00
    Permalink

    Olá Eduardo,

    caso o período de estudos não ultrapasse os 3 mêses não há necessidade de permissão de residência, mas por se enquadrar nesta regra pode enfrentar problemas em conseguir viajar até a Suécia nas atuais circunstâncias. Recomendamos que carregue todos os documentos comprobatórios em inglês, justificando a necessidade da viagem no momento.

  • 22/03/2021 em 21:03
    Permalink

    Boa noite Karine,

    não se faz entrevistas em casos de permissões de residência por trabalho e o mesmo vale para os acompanhantes (que é seu caso). Com a permissão de residência aprovada se enquadra nas exceções atuais. Recomendamos a solicitação da carteirinha de residência na Embaixada ou retirada da carta viagem em um dos nossos Consulados.

  • 24/03/2021 em 16:54
    Permalink

    Boa tarde , tenho a cidadania italiana tenho carteira de motorista portuguesa , conta bancária em Portugal já trabalhei como motorista de carreta na Europa e agora preciso voltar ,mais está fechado ddo Brasil pra Portugal ,mais na Suiça eu posso entrar chegando em Zurique posso pegar um ônibus ir pra Madri pois tem uma proposta de trabalho pra mim na Espanha , consigo fazer entrando dessa forma?

  • 24/03/2021 em 17:26
    Permalink

    Boa tarde,

    nesta mesma página encontra um documento com as restrições de entrada de outros países europeus, inclusive a Suíça e a Espanha.

  • 31/03/2021 em 12:21
    Permalink

    Olá, eu gostaria de saber se as fronteiras já estão abertas para entrada de Braseiro na Suécia, minha primeira vez no país tenho a carta convite de meu namorado, mas não consigo entender no site sobre as datas de entrada agora após 31/03 .

  • 31/03/2021 em 14:06
    Permalink

    Boa Tarde! Estou com viagem marcada para a Suécia no dia 14 de abril 2021 com escala de 06 horas na Holanda para um intercâmbio de 2 meses no País e ficarei Hospedado em apartamento da própria instituição de ensino;
    Sou brasileiro mas recentemente adquiri a nacionalidade Portuguesa e vou viajar com Cédula de Identidade Portuguesa e Passaporte Europeu; Minha situação se encaixa nos viajantes com permissão de entrada?
    O Exame de Covid devido ao prazo de 48horas deve ser feito no mesmo dia da viagem correto?, pois a maioria dos laboratórios ja pedem um prazo de 48horas para a entrega do resultado.

    Obrigado pelos esclarecimentos!

  • 31/03/2021 em 14:56
    Permalink

    Boa tarde,

    conforme informamos nesta página atualmente as restrições de entrada na Suécia estão em vigor até dia 31 de maio de 2021.

  • 31/03/2021 em 14:57
    Permalink

    Boa tarde,

    A proibição de entrada não se aplica a cidadão da União Europeia ou da Suíça ou membro da família desse cidadão. O teste de Covid-19 deve ser realizado no máximo 48 horas antes da entrada no país.

  • 09/04/2021 em 10:28
    Permalink

    Estou com uma dúvida. Pode mim ajudar . Sou brasileira meu namorado reside na Suécia . Com essa pandemia não consegui entrar ainda no país . Pois tenho minha carta convite. Até qdo vai as restrições para entrar no país. Sendo brasileiro ?

  • 09/04/2021 em 14:34
    Permalink

    Boa tarde,

    Atualmente as restrições estão em vigor até dia 31 de maio de 2021.

    Contamos com a sua compreensão.

  • 11/04/2021 em 00:07
    Permalink

    Boa noite,
    Meu filho e nora terão um filho na última semana de maio de 21. Gostariamos de estar presentes para prestar apoio e cuidados pós operatório . Como se trata de situação de saude de familiares, e, estarmos com as 2 doses de vacina covid-19 , alem de já ter tido esta infecção no mes de dezembro-20, gostaríamos de saber se nossa entrada em Goteborg será permitida.

  • 11/04/2021 em 00:08
    Permalink

    Somos residentes no sul do Brasil .

  • 12/04/2021 em 11:17
    Permalink

    Bom dia Renato,

    O Consulado, a Embaixada ou a Polícia Sueca não podem fazer qualquer análise prévia das chances de admissão de uma pessoa. A decisão final sempre dependerá da Polícia que por si atualiza uma página com perguntas frequentes em seu website. Importante carregar provas documentais em inglês da circunstância que argumenta se enquadraria nas exceções da proibição de entrada.

  • 12/04/2021 em 13:55
    Permalink

    Boa tarde Sr Peter

    Tudo bem?

    Somente uma questão para tirar uma dúvida após está atualização nos termos.
    Tenho dupla cidadania italiana e ainda posso ingressar do Brasil para a Suécia?

    Aproveitando, após chegada na Suécia e o isolamento de 5 a 7 dias, o exame de Covid-19 deverá ser pago por mim ou existe algum acordo entre países? Caso não, qual seria a média de valores.

    Obrigado pela confirmação!

  • 12/04/2021 em 16:42
    Permalink

    Boa tarde Filippe,

    cidadãos europeus se enquadram nas exceções das restrições de viagem, conforme listada aqui na página.

    Os testes de Covid são pagos pelo próprio solicitante. Não existe nenhum acordo bilateral deste tipo na área de saúde.

  • 16/04/2021 em 21:17
    Permalink

    Boa noite, se eu estiver vindo de outro país da UE eu posso entrar na Suécia? Tenho intercambio para fazer na Alemanha.
    Muito obrigada pela atenção

  • 19/04/2021 em 14:57
    Permalink

    Boa tarde Ana Carla,

    segue a informação da polícia sueca para este caso:

    Travels inside EEA*

    Foreigners travelling from another EU country such as France or Finland, a country that is part of the EEA such as Iceland, or from Switzerland, hereafter referred to as EEA*, need to present a negative covid-19 test, but other entry bans are not in effect.

    Mais informações no link: https://polisen.se/en/the-swedish-police/the-coronavirus-and-the-swedish-police/travel-to-and-from-sweden/#EEA

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 25/04/2021 em 22:14
    Permalink

    Boa noite!
    Vocês tem informações sobre casais/namorados que tenham conseguido permissão para entrar na Suécia?
    Meu namorado é cidadão sueco e eu sou brasileira. Queremos muito nos ver, mas temos receio de seu ir e ser barrada no aeroporto.
    Será que com carta-convite e provas de relacionamento (conversas, ligações, etc) existe a possibilidade de eu conseguir entrar?

  • 27/04/2021 em 12:56
    Permalink

    Olá Paula,

    todas as informações que temos constam nessa página e no website da polícia sueca, http://www.polisen.se, nos links igualmente mencionados aqui. A decisão final é da polícia sueca e, portanto, nada podemos afirmar em relação à possibilidade de entrada no país, infelizmente.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 28/04/2021 em 09:50
    Permalink

    Bom dia,

    Possuo visto de estudante classe D emitido pela Itália (EEA state). Gostaria de saber se posso viajar para a casa de um amigo na Suécia antes de ir para a Itália e continuar meus estudos. Ficaria na Suécia por 2 semanas e já estarei com as passagens para a Itália em mãos antes de ingressar na Suécia.

    Grato pela atenção.

  • 28/04/2021 em 17:01
    Permalink

    Boa tarde
    Moro no Brasil e queria ir visitar meu tio que mora na Suécia, a entrada de brasileiros já está permitido ?

  • 30/04/2021 em 08:53
    Permalink

    Somos um casal sueco que temos passagens de retorno a Estocolmo via Frankfurt para 25 de mayo. Tendremos algun problema en el trânsito em Frankfurt?

  • 30/04/2021 em 09:44
    Permalink

    Bom dia Fernanda,

    a sua pergunta já é respondida nesta mesma página.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 30/04/2021 em 09:49
    Permalink

    Bom dia,

    no momento não é possível fazer escala na Alemanha para um outro país dentro da área Schengen, mas é impossível saber como estará a situação daqui a quase um mês. Como tem mais a ver com as restrições da Alemanha e não da Suécia a nossa recomendação é estar de olho nas publicações daquele país.

  • 30/04/2021 em 09:51
    Permalink

    Bom dia Enzo,

    segue a informação da polícia sueca para este caso:

    Travels inside EEA*

    Foreigners travelling from another EU country such as France or Finland, a country that is part of the EEA such as Iceland, or from Switzerland, hereafter referred to as EEA*, need to present a negative covid-19 test, but other entry bans are not in effect.

    Mais informações no link: https://polisen.se/en/the-swedish-police/the-coronavirus-and-the-swedish-police/travel-to-and-from-sweden/#EEA

  • 30/04/2021 em 16:06
    Permalink

    Boa tarde, Peter.
    Obrigado pela resposta, mas o que quis dizer na minha pergunta anterior é se eu posso ingressar na Suécia vindo do Brasil e depois ir para a Itália. Assim o itinerário seria
    Brasil -> Suécia(2 semanas) -> Itália. Gostaria de lembrar que apenas possuo o visto D emitido pela Itália, ainda não possuo residência.

    Muito grato desde já.

  • 30/04/2021 em 17:13
    Permalink

    Boa tarde Enzo,

    ok, entendido. O visto D é válido apenas para o país para o qual fez a sua solicitação, portanto, pelas regras atuais não seria possível entrar na Suécia com este visto.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 11/05/2021 em 21:09
    Permalink

    Olá Peter,

    Estou com viagem (em família) programada para Suécia – sou sueco residente no Brasil. Dúvida:
    Filhos menores de 3 anos precisam realizar o teste (ativo, PCR) com no máximo 48hs também?

    Desde já, muito obrigado pela atenção.

    Abraço

  • 14/05/2021 em 10:18
    Permalink

    Olá Jonathan,

    seu filho também é cidadão sueco? Caso sim, ele é afetado por duas exceções da exigência de teste por ter menos de 18 anos e ser cidadão. Agora, isto vale para a entrada na Suécia, mas como não existe um voo direto é importante você verificar com a sua companhia aérea e o país onde farão escala se eles exigem o teste. Mais informações das regras suecas em polisen.se.

    Abraços

  • 17/05/2021 em 09:15
    Permalink

    Olá!

    Sou cidadão sueco e estou morando aqui no Brasil desde 2010. Tenho uma união estável e pretendo me casar assim que minha parceira conhecer minha família que mora na Suécia. Era para ter sido em 2020, mas infelizmente as restrições eram maiores há 1 ano atrás. Eu por ser cidadão Sueco não tenho restrição alguma em entrar na Suécia, mas gostaria de saber como fica a questão da minha parceira. Quais documentos são necessários para ela poder entrar no pais?

  • 17/05/2021 em 11:04
    Permalink

    Olá Ramzi,

    a mais completa informação em relação a esta situação você encontra lendo o site da Polícia sueca: http://www.polisen.se/en.

  • 19/05/2021 em 02:27
    Permalink

    Ola Peter

    Minha irmã mora na Suécia em Stockholm, desde o inicio da pandemia que estamos ansiosos com nossa ida a Suécia, gostaria de saber se mesmo tendo minha irmã, sobrinhos, ela já tendo cidadania residência fixa, se há um meio de conseguirmos entrar no País.

  • 19/05/2021 em 06:06
    Permalink

    Bom dia, gostaria de saber se vocês podem me informar quais as rotas de trânsito aéreo disponíveis hoje para chegar na Suécia para brasileiros, possuindo um permissão de residência. Obrigada.

  • 19/05/2021 em 10:33
    Permalink

    Olá Karine,

    nesta mesma página consta o link para um documento com as informações das restrições de entrada nos países da Europa e a situação dos voos.

  • 19/05/2021 em 10:36
    Permalink

    Olá Sara,

    entendo a ansiedade de poder viajar e visitar a sua irmã, mas a exceção atual das restrições para visita de familiares é válida para esposos/esposas ou filhos menores de idade e não para visitas de parentes maiores de idade.

    Contamos com a sua compreensão,

  • 06/06/2021 em 13:11
    Permalink

    Ola Peter!
    Minha irmã, que é cidadã sueca, está hospitalizada e vai precisar de cuidados após sair do hospital.
    Quero saber se eu e minha outra irmã, brasileiras, podemos entrar na Suécia neste mês de junho/21 para cuidarmos da nossa irmã somente com o teste negativo para COVID19?

  • 06/06/2021 em 18:42
    Permalink

    Olá Patrícia,

    lamentamos a situação da sua irmã. Nós não temos como afirmar ou não se conseguirão viajar, como a decisão cabe exclusivamente à Polícia Sueca de fronteira, mas possivelmente se enquadrariam nesta exceção do fechamento das fronteiras:

    How are especially urgent needs defined?

    Especially urgent needs might include imperative family reasons (see below), but can also include situations where your presence in Sweden is crucial. Some examples might be scheduled, necessary surgery, medical treatment or rehabilitation, organ or tissue donation to a patient currently in Sweden, or other situations where your presence is very urgent and can not be postponed. Please note that the examples above are not all inclusive, and it is the foreigner’s responsibility to verify their special need.

    https://polisen.se/en/the-swedish-police/the-coronavirus-and-the-swedish-police/faq/

    Agora, a questão que a Polícia talvez levante é porque ela não poderia receber estes cuidados por outras pessoas já na Suécia, considerando a situação da pandemia. Recomendamos que juntem argumentos e documentação para provar a necessidade de viajar neste momento.

  • 17/06/2021 em 12:38
    Permalink

    Boa tarde Peter, tudo bem? Espero que sim dentro das situação mundial.

    Recebi um e-mail para agendar minha entrevista ( permissão de residência famíliar) respondi, mas não tive resposta. Normalmente em quanto tempo tenho o retorno de e-mail. Enviei o e-mail para Brasília no dia 09/06. Não é uma cobrança, aguardo o necessário, apenas preocupada porque tenho 30 dias de prazo para o agendamento.

    Outra pergunta, já estou vacinada ( profissional da saúde) neste caso ainda tenha restrições para entrar na Suécia? Muito obrigada e muita saúde pra você e seus familiares.

  • 17/06/2021 em 20:21
    Permalink

    Olá Fernanda,

    o setor de migração na Embaixada no momento trabalha com uma equipe reduzida e, portanto, a resposta pode demorar. O prazo de 30 dias é para você entrar em contato para fazer o agendamento (algo que já cumpriu) e não de efetivamente realizar o agendamento nem de fazer a entrevista.

    No momento não há excecões para pessoas vacinadas no que diz respeito às restrições de entrade nem de teste Covid.

  • 21/06/2021 em 18:22
    Permalink

    Prezado Sr. Johansson

    Sou cidadao portugues com residencia em UK. Minha esposa e’ cidada Britanica tambem residente em UK. No momento estamos no Brasil e temos viajem marcada para a Suecia em meados de Julho. Gostaria de saber qual a situacao para o nosso acesso ao territorio Sueco devido as restricoes da Covid.
    Seria possivel o Sr. me orientar?
    Grato

  • 24/06/2021 em 13:30
    Permalink

    Prezado Sr. Nilo,

    suas dúvidas são respondidas nesta página e nos links para o website da Polícia Sueca. Como cidadão europeu o Sr. se enquadra nas exceções das restrições de entrada e a sua esposa também, desde que possam provar o relacionamento de forma documental em sueco ou inglês.

    Atenciosamente,

    Peter Johanson

  • 27/06/2021 em 10:03
    Permalink

    Bom dia, Peter, tudo bem?
    Será que podemos ter a esperança da reabertura em Setembro, visto que a maioria dos brasileiros estarão vacinados?
    Obrigada

  • 27/06/2021 em 22:16
    Permalink

    Boa noite Fábia,

    difícil dizer, como ainda está longe, mas uma decisão com certeza será tomada logo antes do vencimento das restrições atuais.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 28/06/2021 em 07:16
    Permalink

    Bom dia, Peter!
    Vi que a Suécia abriu para os USA pois eles já tem mais de 70% dos americanos vacinados. Estou com muita esperança que nos brasileiros também estaremos todos vacinados até Agosto.

  • 28/06/2021 em 13:13
    Permalink

    Sou nacional portuguesa mas residente no Brasil. Quais são as restrições ou requisitos atuais para entrar na Suécia?

  • 01/07/2021 em 12:33
    Permalink

    Boa tarde,

    Meu filho e minha nora residem em Gotemburgo há 3 anos, e os dois trabalham e lá residem desde então. Inclusive recentemente compraram um imóvel em seu nome.
    Ocorre que meu filho vai fazer uma cirurgia cardíaca em setembro/2021, e eu e a minha esposa queremos acompanhá-lo principalmente durante o pós-operatório e a sua recuperação, visto que a minha nora precisa continuar trabalhando. A nossa viagem será a partir do Brasil, pretendemos no início de setembro e diretamente para a Suécia, apenas fazendo as escalas necessárias conforme as passagens que já compramos.
    Sei que a decisão final sobre a possibilidade de entrada caberá à Polícia sueca, mas considerando que estaremos totalmente vacinados e o final das restrições de entrada em 31/08,
    gostaria de saber se nesse caso podemos ter alguma certeza da nossa entrada na Suécia, bem como se pode fazer a gentileza de me informar quais documentos e/ou declarações eu poderia obter para apresentar à autoridade policial e assim reforçar os argumentos para a entrada na Suécia.

    Grato pela sua atenção,

    Atenciosamente.

  • 02/07/2021 em 17:31
    Permalink

    Boa tarde Leodemyr,

    Lamento ouvir que seu filho passará por esta cirurgia delicada.

    Infelizmente é impossível ter uma certeza do que vai acontecer nestes tempos de pandemia. Talvez as restrições não serão prorrogadas e neste caso não teriam nenhum problema em realizar a viagem, mas talvez as restrições continuarão ainda em vigor e neste caso o único conselho que podemos é ler detalhadamente as regrar e, caso escolhem viajar, carregar documentação da situação.

    Esperemos sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 02/07/2021 em 17:32
    Permalink

    Olá Christianne,

    você está na página correta para ler sobre as restrições e em qual exceção se enquadra.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 02/07/2021 em 17:34
    Permalink

    Boa tarde Fábia,

    compreendo, mas nosso foco é fornecer informações sobre a situação para brasileiros e suecos.

    Esperamos que as campanhas de vacinação avançem rapidamente para que as restrições possam ser tiradas.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 04/07/2021 em 08:01
    Permalink

    Senhor Peter,
    Nossa filha está morando em Gutemburgo, está em estado final de gravidez, deverá dar a luz entre 20 e 28 de agosto, o casal já possui um menino de 1 ano, e está solicitando nossa ida para que minha esposa a ajude neste momento especial do casal, uma vez que o seu marido é executivo de uma empresa de desenvolvimento aeronáutico (engenheiro elétrico especializado em aeronaves).
    Nós dois já tomamos as duas doses da vacina contra Covid.
    Se a filha escrever uma carta explicando sua situação e necessidade de ajuda durante alguns dias, pré e pós parto, para ser apresentada às autoridades policiais do aeroporto de Gutemburgo, há a possibilidade de entrarmos na Suécia?
    Nós já compramos as passagens mas estamos preocupados se situação de ajuda materna no período de parto é considerada necessidade familiar.
    Grato pela preciosa atenção.

  • 07/07/2021 em 21:43
    Permalink

    Olá Peter, boa noite!
    Sou brasileira (moro no Brasil) e já estou vacinada contra Covid-19 completamente. Estou planejando visitar meu noivo (sueco) em meados de Agosto deste ano. Vimos uma possibilidade de eu entrar pela Suíça, já que a mesma permite entrada de brasileiros e de trânsito para área Schengen (fonte: site da Embaixada Suíça em Brasília). Gostaria de confirmar essa possibilidade de chegando lá será permitida minha entrada.
    Grata,

    Julia Xavier

  • 13/07/2021 em 14:21
    Permalink

    Boa tarde , gostaria de saber se pessoas que fizerem quarentena na Suiça Zurich por 14 dias podem entrar na Suecia , ambas já com as 2 doses da vacina.

  • 15/07/2021 em 20:01
    Permalink

    Boa noite
    Sou brasileiro com passaporte espanhol. Posso entrar na Suécia com PCR e 1a vacina?
    Motivo. Acompanhar meu filho com visto de trabalho.
    Obrigado

  • 17/07/2021 em 03:13
    Permalink

    Prezado Sr. Johanson,
    Sou italiano e de acordo com as informações disponibilizadas no site minha entrada e permitida na Suécia, seguindo as regras atuais. Dito isso, uma dessas regras diz respeito a comprovação da vacinação considerando que já encontra-se em vigor na Europa a apresentação do certificado vacinal, que em alguns países possibilita a exclusão da quarentena obrigatoria por ocasião da entrada nesses países, desde que a vacina utilizada tenha sido autorizada pela agência europeia. Ocorre que, me encontro no Brasil, fui vacinado com a primeira dose da vacina pfizer (autorizada na Europa), e após a segunda dose (completamente imunizado) pergunto: como comprovar que fui vacinado no Brasil em uma eventual entrada na Suécia, tendo em vista que o comprovante dessa vacinação no Brasil e o do sistema brasileiro (SUS) com validade apenas no Brasil? Qual documento apresentar? Ratificar o documento brasileiro na embaixada? Creio que seja uma grande pergunta haja vista que muito se fala em liberação da quarentena para europeus vacinados fora da europa com vacinas autorizadas, porém desconheço como comprovar a vacinação feita no Brasil para que seja reconhecida na Europa. Agradeço antecipadamente vossa resposta e o parabenizo pelo bom servico informativo nesse canal.

  • 18/07/2021 em 14:57
    Permalink

    Boa tarde,

    Estou com permissão de residência de 1 ano para Suécia e já estarei vacinada com as duas doses da Astrazeneca no momento do embarque. Gostaria de saber se há alguma maneira de validar esta vacinação na Suécia e obter um certificado de vacinação para ser utilizado na europa.

  • 19/07/2021 em 09:08
    Permalink

    Ola Peter! Muito informativo esse site!
    Sou brasileira e moro no Brasil. Estou em Portugal de ferias com o meu marido português.
    Daqui um mes gostaria de ir a Suecia, podemos entrar com teste PCR e carteira de vacinação covid?

  • 22/07/2021 em 10:25
    Permalink

    Bom dia, Meu genro,filha e neta moram Estocolmo .Sou medica, já com as 2 doses da Astrazeneca. Tenho passagem para 03/09/21,para poder ajuda-la com bebe para ir trabalhar e adaptar chreche.Ja existe alguma noticia sobre abertura após 31/08?

  • 27/07/2021 em 12:10
    Permalink

    Boa tarde Peter. Tudo bem? Espero que sim! Pode me ajudar? Obrigada.
    Verdade que é proibido a entrada de Dipirona na Suécia?

    Obrigada

  • 29/07/2021 em 10:01
    Permalink

    Bom dia, sou médica e maratonista, Professora Universitária na USF9 (desde 02/03/1981.

    Fiz minha segunda maratona em 2014 em Estocolmo e já estou inscrita para a maratona presencial que vai ocorrer em 09/10/21.

    Haveria algum risco de ser recusada minha entrada no país? Reitero, pretendo permanecer de 4 a 5 dias apenas, grata por me retornar

  • 01/08/2021 em 07:46
    Permalink

    Olá!

    Haverá uma discussão quanto a prorrogação em relação a entrada de turistas brasileiros? Ou as restrições são até dia 31/08?

    Obrigada!

  • 03/08/2021 em 09:40
    Permalink

    Bom dia, uma pergunta.
    Moro no Brasil (residência no Brasil). Tenho passaporte italiano (UE). Pergunto, vindo do Brasil, posso entrar na Suécia? Preciso ficar uma semana de quarentena?

  • 03/08/2021 em 11:36
    Permalink

    Olá Davide,

    pode entrar na Suécia, sim. A quarentena é recomendada por 7 dias, realizando dois testes PCR ao longo deste período, como estará vindo do Brasil.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 03/08/2021 em 11:38
    Permalink

    Olá Juliana,

    uma discussão pública neste sentido não há e atualmente é muito difícil prever se as restrições serão prorrogadas ou não. Teremos que aguardar o despacho do governo sueco em alguma das quintas-feiras anteriores à data final das restrições.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 03/08/2021 em 11:40
    Permalink

    Olá Janete,

    parabéns por ter escolhido nossa capital para mais uma maratona!

    Recomendo aguardar um pouco mais, pois com as restrições atuais não seria possível ingressar no país com este objetivo, mas até o mês de outubro ainda é possível que as regras sejam alteradas. Fique de olho por aqui e inscreva-se nos avisos de atualizações.

    Boa sorte!

    Peter Johansson

  • 03/08/2021 em 11:48
    Permalink

    Bom dia,

    ainda não temos notícias sobre as regras após a data de 31 de janeiro de 2021.

    Fique de olha nesta página e inscreva-se para receber os avisos das atualizações.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 03/08/2021 em 11:51
    Permalink

    Olá Emily,

    obrigado pelo elogio! Peço desculpas pela demora em responder, mas estava de férias e nossa equipe no Consulado é muito pequena.

    Por ser casada com cidadão europeu e já se encontrar dentro da área Schengen você se enquadra nas exceções das restrições de entrada. Como já menciona, terão que apresentar teste PCR ou o certificado digital europeu de vacinação.

    Boas férias!

    Peter Johansson

  • 03/08/2021 em 11:53
    Permalink

    Boa tarde Natália,

    só é possível obter o certificado europeu de vacinação quem foi vacinado em algum país da UE, pelas regras atuais.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 03/08/2021 em 11:57
    Permalink

    Prezado,

    viajante do Brasil, independente de sua cidadania, tem que apresentar teste PCR para a entrada na Suécia, pelas regras atuais. O certificado vacinal da UE atualmente só está sendo emitido para quem for vacinado dentro da UE e no momento não temos conhecimento de algum procedimento de transferência do registro de doses tomadas fora da UE com vacinas aprovada pela EMA.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 03/08/2021 em 11:58
    Permalink

    Olá,

    cidadãos europeuos viajando do Brasil precisam apresentar o teste PCR, mas conseguem ingressar na Suécia.

  • 03/08/2021 em 12:01
    Permalink

    Bom dia,

    mesmo sem quarentena é possível viajar da Suiça para a Suécia, para quem já se encontra na Suiça. Precisa apresentar teste PCR ou certificado vacinal europeu.

  • 03/08/2021 em 12:03
    Permalink

    Olá Julia,

    é possível vijar da Suíça para a Suécia de acordo com as regras atuais. Precisa apresentar teste PCR ou certificado vacinal europeu.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 03/08/2021 em 12:09
    Permalink

    Bom dia Sr. Nilson,

    peço desculpas pela demora em responder, mas estava de férias e infelizmente nossa equipe no Consulado é muito pequena.

    Infelizmente não temos como prever a análise que a Polícia Sueca fará do caso e alertamos que podem já enfrentar problemas no embarque no Brasil e na migração em outro país europeu por não claramente se encontrarem nas exceções das restrições. Apenas podemos recomendar reforçar a necessidade de estarem presentes na documentação a ser apresentada e preparar argumentos expĺicando o porquê o cuidado do pré e pós parto não poderá ser suprido por outras pessoas nas atuais circunstâncias pandêmicas.

    Espero ter sua compreensão,

    Peter

  • 05/08/2021 em 11:31
    Permalink

    Bom dia! Tudo bem?

    Vou visitar meu noivo e gostaria de uma informação. O seguro viagem precisa ter cobertura pra covid 19 ou pode ser seguro viagem normal?

  • 05/08/2021 em 12:57
    Permalink

    Bom dia!tenho .filho e netos morando na Suécia e já estou tentando transferir minha passagem a um ano,gostaria de saber quando poderei visitalos?

  • 05/08/2021 em 13:43
    Permalink

    Boa tarde Rosvita,

    temos que esperar a liberação das fronteiras pelo governo sueco e no momento é difícil prever quando isso pode acontecer, como também depende de como a situação se desenvolve no Brasil.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 05/08/2021 em 13:44
    Permalink

    Boa tarde Thainá,

    é altamente aconselhável ter um seguro viagem com cobertura para Covid-19 nestes tempos em que vivemos.

    Atenciosamente,

    Peter Johansson

  • 06/08/2021 em 17:14
    Permalink

    Olá, boa tarde! Primeiramente agradecer, sempre tenho minhas dúvidas esclarecidas com muita educação e paciência, obg.
    Preciso de mais orientações:
    1. Habilitação brasileira é aceita na Suécia ou precisa de algum selo internacional ( turista). Se sim, pode me orientar por gentileza?

    2. Como faço para que o meu certificado ( diploma) emitido aqui em SP, seja aceito na Suécia. Algum órgão responsável aqui no Brasil para essa validação? Obrigada

    Muito obrigada

  • 08/08/2021 em 19:27
    Permalink

    Boa noite
    Existe a possibilidade de brasileiro vacinado entrar na suecia via Suíça ou França? Teria que permanecer nestes países por quanto tempo antes de ir para a suecia. E precisa fazer algum teste?
    Muito obrigada

  • 11/08/2021 em 17:38
    Permalink

    Moro no Brasil e tenho passaporte português. Pretendo ir à França e/ou Suíça em setembro. Posso entrar na Suécia depois de quanto tempo estando em território europeu? Nesse caso, basta o teste PCR ou preciso cumprir uma semana de quarentena?

  • 12/08/2021 em 13:46
    Permalink

    Boa tarde,

    neste caso é exigido um teste negativo de Covid e a recomendação é que se realize uma semana de quarentena com a realização de novos testes no início e após 5 dias da quarentena.

  • 12/08/2021 em 13:52
    Permalink

    Boa tarde,

    o fato de estar vacinado ou não, não muda a exigência de apresentar um teste negativo de Covid neste caso. Não existe tempo mínimo necessário de permanência nos países mencionados.

  • 12/08/2021 em 13:55
    Permalink

    Boa tarde Fernanda,

    obrigado pelo elogio!

    Suas dúvidas não dizem respeito ao pandemia, mas vou responder por aqui de qualquer forma:

    1. Precisa da Permissão Internacional de Dirigir (PID) emitida pelo Detran do seu estado.

    2. Depende do tipo de diploma que tiver. Mais informações podem ser encontradas no site do Conselho de Ensino Superior da Suécia: https://www.uhr.se/en/start/. No Brasil não existe orgão responsável por este tipo de processo.

  • 12/08/2021 em 17:23
    Permalink

    Boa tarde Peter,

    Obrigada pelo o post!

    Só para confirmar, tenho uma passagem SP – Estocolmo com conexão em Zurique para o final de setembro. Meu objetivo da viagem é visitar amigos/turismo. Estou 100% vacinada. Com as restrições atuais minha entrada na Suécia seria negada correto?

    Obrigada,
    Thais

  • 13/08/2021 em 13:49
    Permalink

    Boa tarde Thaís,

    sim, pelas regras atuais a sua entrada seria negada. Esperamos alguma definição das regras a partir do dia 1 de setembro em breve.

    Espero ter a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 17/08/2021 em 14:20
    Permalink

    Boa tarde! Tenho passaporte portugues mas meu marido não tem. Moramos no Brasil e estamos vacinados. Poderiamos entrar na Suécia em 10/09 depois de ficar uns 3 dias na Finlandia? Nosso filho mora em Estocolmo e não o vemos há 2 anos! Grata por sua resposta

  • 19/08/2021 em 09:27
    Permalink

    Bom dia.
    Voce saberia informar a data que eles tomarao a decisao de abrir ou nao a fronteira para entrada de brasileiros?

  • 20/08/2021 em 11:06
    Permalink

    Bom dia,

    de modo geral o governo sueco despacha nas quintas-feiras e por isso acreditamos que tenha alguma informação nova ao longo da semana que vem.

  • 20/08/2021 em 11:07
    Permalink

    Bom dia Maria Lucia,

    esclarecemos sua dúvida por telefone. Desejamos uma boa viagem!

  • 24/08/2021 em 06:07
    Permalink

    Olá Peter.
    A entrada de brasileiros na Suecia já foi liberada a partir de 01/09/21?

  • 25/08/2021 em 12:41
    Permalink

    Olá Aline,

    ainda não temos esta informação, mas acreditamos que haja alguma definição pelo governo sueco amanhã, quinta-feira.

  • 26/08/2021 em 10:51
    Permalink

    Olá Peter.
    Muito obrigada pelo seu retorno. Já temos alguma novidade sobre a abertura da Suecia? Acompanho o site da polícia, mas até agora nao encontrei nenhuma informação.

  • 26/08/2021 em 11:33
    Permalink

    Gostaria de saber se a entrada para brasileiros já está liberada.
    Meu casamento será em outubro.

  • 26/08/2021 em 11:46
    Permalink

    Olá Aline,

    as restrições de entrada foram prorrogadas até dia 31 de outubro. O site da polícia sueca ainda não foi atualizada, como o governo acabou de tomar a decisão.

  • 26/08/2021 em 11:47
    Permalink

    Olá Fábia,

    as restrições de entrada afetando brasileiros foram prorrogadas até dia 31 de outubro de 2021.

  • 26/08/2021 em 14:34
    Permalink

    Boa tarde,

    meu irmão reside em Estocolmo e estou planejando visitá-lo. Gostaria de saber se existem chances de liberarem minha entrada no país por eu ser menor de idade.

  • 27/08/2021 em 12:45
    Permalink

    Boa tarde sou brasileira e meu namorado e sueco ,temos 5 anos de relacionamento,tinha como eu viajar pra Suécia,eu provando nossos relacionamento com fotos ,passagem e viagem!

  • 27/08/2021 em 16:01
    Permalink

    Olá Francisca,

    conforme informado aqui no website não temos como avaliar, sendo a decisão exclusiva da polícia sueca de fronteira.

  • 27/08/2021 em 16:02
    Permalink

    Boa tarde Giovanna,

    conforme informado aqui no website não temos como avaliar, sendo a decisão exclusiva da polícia sueca de fronteira. Reforçando que as restrições de fronteira não permitem entradas de turismo ou visitas não necessárias.

  • 27/08/2021 em 17:07
    Permalink

    Ola Peter ,

    Em toda esta informação fala de restrições aos brasileiros para entrar na Suécia , mas não fala de proibição ,como devo interpretar

  • 29/08/2021 em 16:44
    Permalink

    Boa Tarde!

    Irei para a Alemanha e ficarei 15 dias a turismo. Já possuo as duas doses da vacina. Após esses 15 dias em solo alemão eu posso entrar na Suécia?

    Obrigada.

  • 29/08/2021 em 17:29
    Permalink

    Olá, Peter.
    Sou casada há 16 anos com cidadão sueco, o qual reside na Suécia. Há 10 meses estamos aguardando contato do Consulado sobre o processo de Permanência. É possível eu ir visitá-lo?
    Obrigada.

  • 30/08/2021 em 06:12
    Permalink

    Olá!

    Em caso de nascimento os avós brasileiros poderão entrar na Suécia ?

    Obrigada!

  • 30/08/2021 em 07:35
    Permalink

    Se a pessoa é brasileira mas esta de ferias na frança onde ja aceitam brasileiros, ela pode passar na suécia? Ela nao esta vindo do brasil, ja faz 2 meses q esta na frança.

  • 30/08/2021 em 14:41
    Permalink

    Boa tarde,
    Minha filha,genro e neto moram em Estocolmo,sao brasileiros, com visto de moradia e trabalho.
    Tenho 63 anos, sou medica e vacinaada com as 2 doses de Astrazeneca e RT PCR atual nao reagente
    Tenho passagem para 04/10/21,RJ, da Air France, com conexao Paris, com França ja aberta para braasileiros
    A Suecia considera minha entrada na Europa via França?

  • 30/08/2021 em 18:04
    Permalink

    Boa tarde,

    a escala ou permanência em outro pais com outras regras não afeta as restrições no destino final. O mesmo vale para a vacinação no momento, ou seja, as restrições que afetam cidadãos brasileiros ainda são aplicáveis para pessoas vacinadas.

  • 30/08/2021 em 18:05
    Permalink

    Boa tarde,

    a escala ou permanência em outro pais com outras regras não afeta as restrições no destino final. O mesmo vale para a vacinação no momento, ou seja, as restrições que afetam cidadãos brasileiros ainda são aplicáveis para pessoas vacinadas. Para circular dentro da UE e entrar na Suécia é exigida o certificado de vacinação digital europeu.

  • 30/08/2021 em 18:07
    Permalink

    Olá,

    infelizmente não temos como fazer pré-análises, sendo a decisão exclusivamente da polícia sueca na fronteira. Lembrando que em casos onde o viajante não claramente se enquadra numa das exceções de entrada muitas vezes as empresas aéreas não permitem o embarque já no Brasil.

  • 30/08/2021 em 18:09
    Permalink

    Boa tarde,

    seu caso pode se enquadrar nas exceções das restrições, como é casada com um cidadão sueco, desde que carregue provas documentais (de preferência em inglês ou sueco) para apresentar à empresa aérea e polícia da fronteira.

  • 30/08/2021 em 18:11
    Permalink

    Boa tarde,

    a escala ou permanência em outro pais com outras regras não afeta as restrições no destino final. O mesmo vale para a vacinação no momento, ou seja, as restrições que afetam cidadãos brasileiros ainda são aplicáveis para pessoas vacinadas. Casa não se enquadre numa das exceções listadas a sua entrada não será permitida mesmo vindo da Alemanha.

  • 30/08/2021 em 18:12
    Permalink

    Olá Maria Helena,

    usamos o termo restrições e não proibição, como existem algumas exceções das regras (listadas no site da polícia sueca).

  • 30/08/2021 em 18:54
    Permalink

    Alguma perspectiva para reavaliação das condições de entrada, já que alguns países da UE já estão com menos restrições para brasileiros? Será que no começo de 2022 a entrada estará mais liberada?

  • 31/08/2021 em 12:42
    Permalink

    Olá Peter, boa tarde!
    Muito obrigada pela sua atenção em responder todas as perguntas, ajuda muito a entender a situação das fronteiras.
    Estava lendo no site da Suécia que viajantes vindos de outros países escandinavos tem regras mais flexíveis de entrada na Suécia, é isso mesmo?
    Vou passar 15 dias na Islândia (já aberta para brasileiros), na sequência queria passar 5 dias na Suécia, e depois mais 10 dias na Finlândia (já aberta para brasileiros).
    É possível minha entrada na Suécia, partindo da Islândia?
    Muda as regras, dado o país de origem do vôo de entrada na Suécia, ou o que importa é o país do passaporte do viajante?

    Obrigada mais uma vez pela ajuda e atenção a todos neste site.
    Abraço

  • 31/08/2021 em 15:44
    Permalink

    Boa tarde Peter,
    Pelo que vi, as novas novas regras de 26/08 não mudaram e, como falamos anteriormente, posso entrar na Suecia com voo originado no Brasil, com meu passaporte português. Esse direito de entrada se estende a meu marido que, embora não tenha passaporte europeu, é meu cônjuge há 44 anos. Estou certa?
    Estou ansiosa por ver meu filho que mora em Estocolmo e não vejo há 2 anos!
    Muito grata por sua ajuda e esclarecimentos.

  • 01/09/2021 em 17:35
    Permalink

    Olá,

    Peço desculpas se a pergunta for repetitiva. Possuo uma permissão de residência a mim concebida por um prazo de um ano, para estudar na Suécia. Gostaria de uma confirmação sobre me encaixar ou não em uma das categorias citadas no FAQ da polícia Sueca: “Foreign citizens who are residents according to the Swedish Population Registry, hold a valid residence permit, residence right or residence status”. Se me encaixo, não preciso mostrar um teste covid para entrar no país, certo?

  • 02/09/2021 em 06:20
    Permalink

    Bom dia Peter sou brasileira, já estou totalmente vacina o meu certificado de vacina e do Brasil ,gostaria de saber se ficar 10 dias na Espanha e fizer o teste do PCR lá ,consigo entrar na Suécia?

  • 02/09/2021 em 15:45
    Permalink

    Boa tarde.
    Meu irmão é cidadão da UE e mora na Suécia. Eu, vivendo no Brasil e sendo brasileira, consigo visitá-lo?
    Tenho as duas doses da vacina, poderia pegar um voo até a Finlândia e entrar por lá?

  • 06/09/2021 em 09:33
    Permalink

    Bom dia Eduardo,

    as restrições de entrada são constantemente reavaliadas pelas agências governamentais que por si recomendam eventuais decisões ao governo. Recentemente, por exemplo, as restrições de entrada para cidadãos dos EUA foram reinstituídas. Portanto, não temos como prever quando uma alteração afetando o Brasil possa acontecer.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 06/09/2021 em 09:41
    Permalink

    Bom dia Juliana,

    obrigado pelo feedback! Estamos cientes de que não sempre é fácil interpretar as regras e por isso tentamos ajudar da forma mais transparente possível.

    O que mais afeta é o país de residência e a cidadania do viajante. Entendo que no seu caso você é residente no Brasil e é brasileira. Neste caso, mesmo passando um certo número de dias em outros países dentro da UE e EEE, você corre o risco de ser afetada pelas restrições e ter sua entrada na Suécia negada.

    Grato,

    Peter

  • 06/09/2021 em 09:44
    Permalink

    Bom dia Maria Lúcia,

    de acordo com as restrições atuais cidadãos europeus e seus familiares mais próximos (inclusive marido) se enquadram nas exceções das restrições de entrada. Lembrando que cabe a você e seu marido apresentarem documentos em sueco e/ou inglês que comprovam sua relação e que a decisão de admitir ou não a entrada sempre é do policial de fronteira.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 06/09/2021 em 09:47
    Permalink

    Bom dia Lucas,

    correto, você se enquadra nas exceções das restrições por possuir uma permissão de residência na Suécia. Deve fazer a retirada da decisão e a carta viagem em um consulado sueco no Brasil ou solicitar a emissão da carteirinha de residente na Embaixada em Brasília e aguardar sua entrega em um consulado em por volta de 3 a 5 semanas.

    Em relação ao teste covid alertamos que precisa considerar também as regras daquele país/países onde fará escala e as regras da empresa aérea.

    Grato,

    Peter Johanssson

  • 06/09/2021 em 09:50
    Permalink

    Bom dia Solange,

    Entendo que no seu caso você é residente no Brasil e confirmou que é cidadã brasileira. Neste caso, mesmo passando um certo número de dias em outro país dentro da UE, você corre o risco de ser afetada pelas restrições e ter sua entrada na Suécia negada. Lembrando que viagens não necessárias não são permitidas e que a decisão final sempre é do policial de fronteira.

    Grato,

    Peter

  • 06/09/2021 em 09:53
    Permalink

    Bom dia Cecilia,

    entendo que seu irmão e você são maiores de idade e, portanto, não são considerados familiares próximos (no sentido de não viverem juntos e/ou dependerem um do outro financeiramente e de forma prática). Como cidadã brasileira residindo no Brasil você se enquadra nas restrições de entrada, mesmo passando alguns dias em outro país da UE, e corre o risco de ter a sua entrada na Suécia negada.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 06/09/2021 em 10:18
    Permalink

    Bom dia Peter, como fica a restrição pra quem possui dupla cidadania, ou seja, brasileira e outra oriunda de um país europeu?
    Tack så mycket, och ha en bra dag!

  • 06/09/2021 em 11:24
    Permalink

    Bom dia Renato,

    conforme informamos na página cidadãos europeus não são afetados pelas restrições de entrada na Suécia.

    Ha en fin dag!

    Peter

  • 11/09/2021 em 08:52
    Permalink

    Olá Peter,
    Mãe pode acomodar filho (dependente financeiramente) em viagem para Suécia ? Ele com permissão de residência para estudar.

  • 21/09/2021 em 15:12
    Permalink

    Boa tarde,
    Sou brasileiro e tenho passaporte alemão, vi que minha entrada na Suécia seria permitida como cidadão europeu.
    Já estou vacinado com as duas doses da Pfizer, porém pesquisei e não encontrei informações se na Suécia é aceito o certificado brasileiro de vacinas (Conecte Sus).
    Se não for aceito, terei que fazer os testes para covid e quarentena?

  • 24/09/2021 em 09:42
    Permalink

    Bom dia, sou Brasileiro, já tomei as duas doses da vacina no Brasil, pretendo viajar em Novembro para Suécia à trabalho, pois a empresa que trabalho é Sueca e possui sua matriz lá. Gostaria de saber se seria possível viajar para outro pais Europeu, e de lá sim voar para Suécia, um exemplo seria ir para Alemanha e depois Suécia, isto é possível?
    Muito obrigado, tenham um ótimo dia.

  • 24/09/2021 em 13:47
    Permalink

    Boa tarde Rodrigo,

    A polícia sueca em 20 de setembro de 2021 esclareceu que viajantes com escala num país nórdico ou no Espaço Econômico Europeu e que passaram pelo processo migratório e foram admitidos naquele país, serão analisados conforme as regras do país em que fizeram a escala e o processo migratório e não conforme as regras do país onde a viagem teve seu início.

    Grato e bom fim de semana!

  • 24/09/2021 em 13:51
    Permalink

    Boa tarde Fernando,

    apenas o certificado da UE e alguns outros países autorizados (ainda não incluindo o Brasil) são aceitos. No cenário que descreve terá que fazer o teste Covid. A quarentena de 7 dias apenas é recomendada para viajantes não vacinados.

    Grato e bom fim de semana!

  • 24/09/2021 em 13:53
    Permalink

    Olá Patrícia,

    terá que analisar se a sua situação se enquadra em alguma das exceções listadas no site da polícia sueca e/ou as regras do país onde fará escala.

    Grato e bom fim de semana!

  • 26/09/2021 em 17:25
    Permalink

    Boa tarde, gostaria de saber se a restrição imposta à entrada de brasileiros até o dia 31 de outubro, ora em vigor como noticiado, poderá ser prorrogada ou se é certo que nessa data haverá liberação para a entrada.

  • 28/09/2021 em 10:31
    Permalink

    Bom dia,
    Tenho viagem marcada para Suecia em 03/11/21 por motivo familiar(genro,filha e neto moram lá),faço escala em Paris
    Tenho 63 anos, medica ja com certificado brasileiro de vacinação com 2 doses de Astrazeneca
    A Suecia ainda a
    nao reconhece o Certificado brsileiro, certo?
    Como ou quando tirar um similar ao Europeu?
    Grata

  • 28/09/2021 em 15:42
    Permalink

    Olá Peter!

    Tenho uma permissão de residência aceita para um ano na Suécia e também possuo duas doses da vacina (porém CoronaVac). Irei realizar o teste PCR prévio a viagem com 48h de duração. Gostaria de saber se a tendência é necessitar a quarentena de 7 dias (sou cidadão brasileiro). E quais são as regras de quarentena na Suécia? É totalmente restritiva ou posso realizar coisas essenciais como comer, supermercados, fármacias? Obrigado pelos esclarescimentos.

  • 03/10/2021 em 10:53
    Permalink

    Bom dia, Peter!

    Sou cidadão e residente no Brasil com viagem (turismo) marcada para a Alemanha e Suécia em breve. Minha primeira parada será na Alemanha (país atualmente aberto para a viagem), por alguns dias, antes de partir para Estocolmo.

    Diante das regras esclarecidas no dia 20 de setembro, minha entrada na Suécia estaria sujeita, em princípio, às regras de “entrada de país do Espaço Econômico Europeu” (Entry from an EEA* country, except the Nordics). Nesse cenário, tendo feito o teste de Covid-19, a comprovação de uma excessão (causa especial para entrada) não seria necessária, correto?

    Grato!

  • 07/10/2021 em 13:26
    Permalink

    Olá Rafael,

    concordo com a sua interpretação das regras atuais.

    Boa viagem!

    Peter

  • 07/10/2021 em 13:28
    Permalink

    Olá Marcel,

    em princípio não precisa fazer o teste para entrar na Suécia, como você tem uma permissão de residência, mas é importante checar as regras do páis onde fará escala e da empresa aérea.

    A quarentena é uma recomendação, mas não existem regras sobre o local que ela é realizada. Não é recomendado visitar locais públicos durante a quarentena.

    Grato,

    Peter

  • 07/10/2021 em 13:30
    Permalink

    Boa tarde Maria,

    a Suécia ainda não reconhece o certificado de vacinação brasileiro. Não temos informações sobre como tirar um similar ao europeu. A recomendação é que realize os testes Covid, enquanto o certificado brasileiro não for aprovado pela Agência de Saúde Pública Sueca.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 07/10/2021 em 13:32
    Permalink

    Olá Rudyane,

    existe uma possibilidade de que as restrições sejam prorrogadas, mas é impossível saber antes do governo sueco tomar a decisão formal.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 09/10/2021 em 12:55
    Permalink

    Boa tarde,tenho passagem Air france Rio-Paris-Estocolmo em 03/11/2021. Estaria incluida minha entrada na Suecia pela regra de 20/09? A entrada na Europa é em Paris mesmo apenas escala? Grata

  • 11/10/2021 em 15:12
    Permalink

    Olá Maria,

    conforme esclarecemos no website isto vai depender das regras de entrada na França. Desde que consiga ingressar na área Schengen em Paris a sua viagem para a Suécia será permitida.

  • 19/10/2021 em 10:10
    Permalink

    Bom dia,

    Estou planejando viagem a Lisboa (5 dias) e após Estocolmo (10 dias). Lisboa exige teste PCR ou de antígeno com 72 ou 48 horas de antecedência. Quando sair de Lisboa e entrar na Suécia precisarei de outro teste PCR ou antígeno?

    Att,

  • 20/10/2021 em 12:19
    Permalink

    Olá Gidel,

    a resposta da sua pergunta já consta no site.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 20/10/2021 em 12:34
    Permalink

    Boa tarde sr.Peter ,moro no Brasil e já fiz a terceira vacina tenho 72 anos e gostaria de visitar meus filhos e netos que moram na Suécia estou com passagem comprada já a quase dois anos e irei viajar até Portugal e depois embarco para a Suécia, será que terei a permissão para entrar na Suécia? Muito o brigado!

  • 20/10/2021 em 12:42
    Permalink

    Boa tarde Sra. Rosvita,

    a resposta da sua dúvida já consta aqui no site:

    A polícia sueca em 20 de setembro de 2021 esclareceu que viajantes com escala num país nórdico ou no Espaço Econômico Europeu e que passaram pelo processo migratório e foram admitidos naquele país, serão analisados conforme as regras do país em que fizeram escala e o processo migratório e não conforme as regras do país onde a viagem teve seu início (link para o website da polícia sueca).

    É exigido um teste de Covid-19 com resultado negativo realizado no máximo 72 horas antes da entrada no país ou o certificado de vacinação da União Europeia. O teste deve ser de infecção ativa, ou seja, testes de anticorpos com resultado positivo não serão aceitos.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 25/10/2021 em 11:09
    Permalink

    Pessoal,

    Gostaria de ir em dois eventos no dia 4/11 e 14/11 em Estocolmo e Malmo. Estou vacinado com Aztrazeneca duas doses.

    O voo seria SP -> Etiopia -> Estocolmo.

    Pela análise de vocês, fazendo o teste, é possível chegar dia 03 e ir aos eventos?

  • 26/10/2021 em 09:55
    Permalink

    Bom dia,

    Estou com viagem marcada para suécia em 20/11/2021, com escala em Paris ou Frankfurt.
    Sou brasileiro, residente no Brasil, tenho as duas doses da vacina astrazenica e vou fazer o exame de covid anterior a viagem.
    Existe alguma restrição para minha viagem.

    Tb tenho um outro viajando que é Chileno e tem as duas doses da Sinovac. Ele tem alguma restrição?

  • 28/10/2021 em 14:08
    Permalink

    Boa tarde Rafael,

    as restrições de entrada foram prorrogadas até dia 31 de janeiro de 2022. Para conseguir entrar você teria que se enquadrar numa das exceções das restrições listadas no site da polícia.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 28/10/2021 em 14:11
    Permalink

    Boa tarde José,

    a sua dúvida já é respondida nesta mesma página. As restrições de entrada e afetam o viajante chilino de ígual forma. Mesmo vacinado teria que se enquadrar em alguma das exceções listadas no site da polícia sueca e fazer um teste Covid-19 com resultado negativo.

    Grato,

    Peter Johansson

  • 28/10/2021 em 19:13
    Permalink

    ola boa noite, tenho uma duvida e gostaria de esclarecer.
    Tenho uma viagem marcada para a Suecia dia 11/12/2021, e de acordo com o site da policia Sueca, as restricoes sao do ultimo pais que voce fez o transito, e nao do seu pais de origem.
    Minha pergunta seria a seguinte.
    Faço escala em Londres, entao teoricamente, de acordo com o texto que retirei do site https://www.krisinformation.se/, eu poderia entrar na Suecia apresentando um teste negativo de Covid-19.
    Por gentileza voce poderia me ajudar com essa duvida?
    segue abaixo a parte do texto:

    As restrições de viagem sempre se aplicam ao último país que você visitou. Ou seja, se você já transitou, as restrições válidas são aquelas que se aplicam ao país de trânsito, não ao país de origem (onde sua viagem começou). Certifique-se de verificar quais restrições se aplicam aos países de trânsito também.

  • 28/10/2021 em 19:16
    Permalink

    Boa noite Clayton,

    como o Reino Unido não faz parte da União Europeia mais você estaria tentando entrando de um país do qual as restrições sempre se aplicam. Caso não se enquadre nas exceções será barrado já antes de embarcar em Londres.

  • 28/10/2021 em 19:49
    Permalink

    Ola boa noite, tenho uma viagem marcado para Suecia no inicio de dezembro.

    Segundo o site da policia Sueca, as restricoes sao do ultimo pais que voce fez o transito, e nao do seu pais de origem. Minha conexao é pela Alemanha atualmente eles nao aceitam a vacina Coronavac, neste caso eu conseguiria embarcar para Suecia de la apresentando um teste negativo de Covid-19 conforme orientação do site https://www.krisinformation.se/

  • 28/10/2021 em 19:53
    Permalink

    Boa noite Erika,

    caso seja admitida na Alemanha e em seguida segue viagem para a Suécia terá que apresentar um teste Covid negativo, como os certificados brasileiros ainda não são aceitos.

  • 28/10/2021 em 22:55
    Permalink

    Boa noite!
    Não consegui compreender sobre a liberação de entrada na Suécia com base no país anterior. Poderia me esclarecer tirando a dúvida abaixo, por favor?
    Tenho uma passagem para a Suécia dia 10 de janeiro com escala em Amsterdã. Isso significa que se eu portar o teste negativo de covid (feito no Brasil no período de 72h) eu poderia entrar na Suécia, já que fiz escala em Amsterdã?
    Ou apenas se eu de fato entrasse na Holanda e permanecesse lá por alguns dias e então poderia ir pra Suécia?
    Obrigada!

  • 28/10/2021 em 23:02
    Permalink

    Essa regra de 20 de setembro é ambígua!
    Por favor me esclarecam?

    Se meu namorado tem viagem marcada dia 21 de dezembro com escala em Amsterdam que esta aberta para brasileiros, entao ele vai poder entrar na suecia? Pq vao analisar ele como vindo de amsterdam e nao do brasil?? É isso??

  • 29/10/2021 em 09:48
    Permalink

    Bom dia Larissa,

    a regra geral é clara: viajantes da maioria dos países fora da União Europeia não serão admitidos. Entretanto, a Suécia decidiu não manter o controle de fronteira dentro da área Schengen e por isso viajantes que fazem escala nestes países e são admitidos conseguirão entrar na Suécia também, mas a recomendação continua sendo de não viajar por razões não essenciais.

  • 29/10/2021 em 09:51
    Permalink

    Olá Talita,

    A polícia sueca em 20 de setembro de 2021 esclareceu que viajantes com escala num país nórdico ou no Espaço Econômico Europeu e que passaram pelo processo migratório e foram admitidos naquele país, serão analisados conforme as regras do país em que fizeram escala e o processo migratório e não conforme as regras do país onde a viagem teve seu início.

  • 29/10/2021 em 11:16
    Permalink

    Peter somente uma última dúvida, primeiro agradeço muito pela resposta que me deu.
    Tem algum prazo para a suecia começar a aceitar o certificado de vacinação brasileiro, uma vez que muitos países europeus já aceitam ele?
    Tem algum site que consigo acompanhar essas informações?

  • 29/10/2021 em 11:23
    Permalink

    Olá Clayton, não existe nenhum prazo para esta decisão de aceitação do certificado de vacinação do Brasil.

  • 30/10/2021 em 10:35
    Permalink

    Bom dia.
    Como cidadão italiano, residente do Brasil, que fez as vacinas no Brasil, posso entrar na Suécia?

  • 31/10/2021 em 16:52
    Permalink

    Boa Tarde Peter
    Iremos passar o Natal em estocolmo com filha e o genro. Estamos vacinados com astrazenica duas doses. O voo tem conexao na Alemanha. Vamos ficar apenas 1h e 30. Fazendo o teste Covid 72 h de chegar em Estocolmo, de acordo com regramento de 20 de setembro de 2021, poderemos entrar na Suécia?
    Obrigada

  • 01/11/2021 em 13:56
    Permalink

    Boa tarde Peter !
    Pela regra do dia 20 de setembro posso visitar meu namorado na Suécia? Sairei de Recife com conexão em Paris .(08/11.. passaria pela imigração de Paris , com a carta convite e o teste de covid feito no Brasil ( estaria dentro do prazo de 72 horas ).
    As vezes fica confuso entender as regras….mas meu raciocínio está correto ?

  • 02/11/2021 em 08:32
    Permalink

    Bom dia, minha filha (17 anos) está com viajem marcada para 01/12/21destino Suécia e escala em Amsterdã!

    Voo de origem RIO DE JANEIRO-BR

    Ela conseguem entrar na Suécia?
    Compramos a passagem para ela passar as férias na minha irmã!

  • 03/11/2021 em 19:18
    Permalink

    Boa noite Peter!

    Tenho duvida pergunta, no Brasil entrada viajar para a Suéçia, precisa dever ter:
    – O certificado de vacinação
    – Certificado de Teste (72 horas antes da chegada)
    – Passaporte
    – Carta de Convite (Estuda do curso – Período 17/11/2021 até 22/11/2022)

    Resolver pode entrar para a Suécia?

  • 04/11/2021 em 10:32
    Permalink

    Olá! Bom dia!
    Quais são as vacinas aceitas para a entrada na Suécia? Caso eu viaje com escala em outros países da UE, essas vacinas também serão aceitas?

  • 05/11/2021 em 12:12
    Permalink

    Boa tarde Cristiano,

    É exigido um teste de Covid-19 com resultado negativo realizado no máximo 72 horas antes da entrada no país ou o certificado de vacinação da União Europeia. O teste deve ser de infecção ativa, ou seja, testes de anticorpos com resultado positivo não serão aceitos. A regra do teste com resultado negativo vale mesmo para cidadãos brasileiros totalmente vacinados e com o certificado de vacinação emitido no Brasil.

    Para entrar para a realização de estudos pelo periodo mencionado precisa estar com a declaração consular da permissão de residência ou o cartão de residente.

  • 05/11/2021 em 12:13
    Permalink

    Boa tarde,

    É exigido um teste de Covid-19 com resultado negativo realizado no máximo 72 horas antes da entrada no país ou o certificado de vacinação da União Europeia. O teste deve ser de infecção ativa, ou seja, testes de anticorpos com resultado positivo não serão aceitos. A regra do teste com resultado negativo vale mesmo para cidadãos brasileiros totalmente vacinados e com o certificado de vacinação emitido no Brasil.

  • 05/11/2021 em 12:14
    Permalink

    Boa tarde Thaissa,

    recomendo leitura das informações nesta página e lembramos de que não fazemos nenhum tipo de pré-análise da possibilidade da admissão.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 08/11/2021 em 10:35
    Permalink

    Bom dia Peter,
    Iremos passar o Natal em Upsalla com minha filha e o genro. Eu estou vacinado com Pfizer e minha esposa com Astrazenica duas doses completas. O voo tem conexao na Alemanha. Vamos ficar 1h e 30 aguardando conexão para Estocolmo. Fazendo o teste Covid com 24 horas antes da viagem eu poderia ingressar no país? Provavelmente a imigração será feita em Frankfurt.
    Obrigado

  • 08/11/2021 em 11:57
    Permalink

    Olá Peter Johansson!
    Estou com passagens agendadas para minha família do Brasil vir me visitar na Suécia no dia 20 dezembro de 2021 (passar natal, ano novo, aniversario e ver minha defesa do doutorado)
    Eles fazem escala em Paris de Gaulle antes de vir para Gotemburgo.
    Com passaporte, teste de PCR covid realizado no brasil antes do vôo e com o certificado internacional de vacinação contra a covid 19 eles conseguem entrar no país? ou seria melhor eu cancelar as passagens?

  • 08/11/2021 em 13:35
    Permalink

    Boa tarde Werner,

    conforme alertamos aqui na página a vacinação feita no Brasil ainda não é reconhecida para a entrada na Suécia. Portanto, sempre é necessário o teste ou PCR ou antígeno.

    Em relação aos efeitos da escala e possibilidade de ingressar no país também consideramos que a situação está bem explicada por aqui e nada mais temos a acrescentar, além do já informado.

  • 08/11/2021 em 13:38
    Permalink

    Boa tarde Vinícius,

    a decisão final de admitir ou não a entrada é do oficial de fronteira, portanto, não existem garantias.

    Entretanto, conforme informamos no site existe a possibilidade de seguir viagem para a Suécia, caso seja admitido em outro país dentro da área Schengen. Evidentemente, a viagem apenas deve ser realizada se ela é considerada necessária, como ainda existem restrições.

    Por curiosidade, qual é sua área de de pesquisa no doutorado?

  • 09/11/2021 em 15:12
    Permalink

    Olá Peter boa tarde.
    Eu sou Brasileira estava na suecia a estudo e agora estou aguardando o visto de residência na Suécia, e meu marido é cidadão sueco. Minha filha e mãe vem me visitar no dia 30 de novembro com conexão na holanda por 2 meses, eu estou gravida então minha filha vem para visitar pela primeira vez e acompanhar o final da gestação e conhecer o meu marido, gostaria de saber se ela se enquadra em familiar de cidadão sueco ( no caso entiada do meu marido)?
    Ja visualizei em comentarios anterior que que ela possivelmente poderia entrar por conta de fazer conexão na holanda e ser registrada la, mas gostaria de saber se a conexão familiar é valida também nesse caso.
    Agradeço.

  • 10/11/2021 em 06:04
    Permalink

    ola bom dia. sou brasileira atualmente moro na Suécia eu era estudante mas agora estou aguardando a aprovação do meu visto de sambo com o meu marido que é Sueco. Eu tenho uma filha de menor idade que mora no Brasil e que vem me visitar, conhecer a suecia e cpnhecer meu marido em 20 de dezembro, com conexão na holanda, devido a conexão em Holanda possivelmente, poderia ser admitida a entrada dela na Suécia, mas a minha dúvida é se ela se encaixa na exceção de familiar ( no caso em conexão com meu marido)?
    Ela também viaja com a minha mãe por que nao pode viajar so sozinha , ela só tem 13 anos.

    Agradeço.

  • 10/11/2021 em 12:07
    Permalink

    Bom dia,

    como você menciona que ainda não possui uma permissão de residência na Suécia e interpreto que a sua filha não é filha do cidadão sueco, ela não se enquadra nas exceções das restrições. Porém, igual é o caso com você, se ela for admitida na Holanda e estiver com um teste Covid válido ela conseguirá viajar da Holanda para a Suécia.

  • 10/11/2021 em 15:28
    Permalink

    Olá, Peter!
    Fiz a solicitação de Permissão de Residência p/ me mudar p/ a Suécia e estou aguardando aqui no Brasil.
    Quando sair e eu estiver indo de mudança, preciso também de passagem de volta, como seria se fosse como turista?
    Mais uma pergunta: no caso de estar indo pra morar, preciso de seguro saúde? Se sim, por quanto tempo?

  • 11/11/2021 em 13:31
    Permalink

    Boa tarde Li,

    a resposta é não para ambas as perguntas. Não precisa de passagem de volta, desde que viaje com a declaração consular da sua permissão de residẽncia ou carteirinha de residente, e estará coberta pelo sistema de saúde pública da Suécia.

  • 12/11/2021 em 10:24
    Permalink

    Bom dia Peter,

    Tenho um voo marcado para o dia 05/12/21 com escala na Inglaterra e depois Gotemburgo. Somente com o tempo de escala, já é o suficiente para entrar na Suécia? O PCR feito no Brasil já é suficiente? É claro, alem dos outros documentos como comprovante de vacina, etc …

    Desde já agradeço,
    Uillerson

  • 15/11/2021 em 18:06
    Permalink

    Bomd dia Uillerson,

    como o Reino Unido não faz parte da União Europeia ou da área Schengen a sua entrada será barrada de acordo com as regras atuais, caso se trate de turismo e não se enquadre em nenhuma das exceções listadas em nosso website ou no site da polícia sueca através dos links nessa página.

    Contamos com a sua compreensão,

    Peter Johansson

  • 17/11/2021 em 19:28
    Permalink

    Boa noite Sr. Johansson,

    Tenho uma carta-convite de um pesquisador do Karolinska Institutet, em Estocolmo, para visitar um laboratório de pesquisa durante 18 dias (19/12-05/01). Essa visita está vinculada à UFRGS, universidade em Porto Alegre onde faço mestrado, e o Karolinska Institutet, por meio de uma parceria.

    Meu voo para Estocolmo tem escala em Londres.

    Gostaria de saber quais documentos de estudo são necessários para poder entrar na Suécia, devido às restrições.

    Agradeço desde já!
    Giovanna.

  • 17/11/2021 em 23:06
    Permalink

    Boa noite Giovanna,

    fazendo escala em Londres você pode enfrentar problemas em ser admitida e até de embarcar para a Suécia. Recomendo seguir as informações nesta página e de repente avaliar a possibilidade de remarcar o voo por um aeroporto dentro da União Europeia e da área Schengen.

  • 18/11/2021 em 01:36
    Permalink

    Olá, Peter! Tudo bem?

    Sou Brasileiro e tenho uma viagem marcada partindo de São Paulo no dia 10 de fevereiro 2022, onde permanecerei na espanha até dia 12, seguindo então para Estocolmo.
    Neste caso, consigo entrar na suécia com as regras atuais?
    É possível fazer um teste negativo na espanha e apresentar na suécia, caso eu possa entrar no país?

    Agradeço pela atenção.

  • 18/11/2021 em 18:32
    Permalink

    Boa noite Bruno,

    pelas regras atuais consegue seguir a viagem para a Suécia se for admitido na Espanha. Agora, as restrições atuais valem até dia 31 de janeiro de 2022 e atualmente não sabemos se serão prorrogadas, alteradas ou tiradas.

  • 18/11/2021 em 20:16
    Permalink

    Boa noite Sr. Johansson,

    O meu caso não se enquadraria em “students”? Pois sou estudante de mestrado e vou para lá fazer pesquisa por 18 dias, tendo comprovação pela carta-convite do Instituto.

    Agradeço desde já,
    Giovanna.

  • 18/11/2021 em 20:22
    Permalink

    Boa noite,

    o problema é que você vai entrar como turista, como não está indo com uma permissão de residência por estudos. Portanto, vindo do Reino Unido o risco que a empresa aérea e/ou policial de fronteira faça uma outra interpretação da sua documentação e necessidade da viagem é maior. A nossa experiência é de que algumas empresas aéreas são até mais rígidas do que os policiais de fronteira, como não querem correr o risco de transportar um passageiro não admitido de volta.

  • 18/11/2021 em 20:55
    Permalink

    Boa noite Peter, tudo bem? Obrigado pelos esclarecimentos!!
    Estou planejando passar o natal com familiares em Malmö, na Suécia e estou pensando em entrar pela Dinamarca. Pelo que li, essa forma está sendo aceita pelo governo sueco. Meu maior medo é o de não conseguir viajar até Malmö.

  • 21/11/2021 em 22:06
    Permalink

    Boa noite,

    Minha mãe vive em Estocolmo e eu pretendo visita-la em dezembro. O vôo teria escala em Lisboa ou Paris (ambos abertos para brasileiros completamente vacinados com alguma vacina aceita, no meu caso, a Pfizer). Seria possível entrar na Suécia a partir destes países apresentando um teste PCR negativo de até 72 horas? É preciso fazer quarentena na França ou em Portugal ou poderia comprar o vôo com alguma escala mais breve (como 3h apenas)?

    Grato

  • 22/11/2021 em 15:34
    Permalink

    Boa tarde Lucas,

    infelizmente não existem garantias nesses tempos em que vivemos. Apenas podemos recomendar a leitura cautelosa desta página e o site da polícia sueca, polisen.se.

  • 22/11/2021 em 15:36
    Permalink

    Boa tarde Adam,

    não há necessidade de quarentena ao longo da viagem e nem ao chegar na Suécia, desde que esteja vacinado. O teste é obrigatório e pode ser o PCR dentro de 72h ou antígeno dentro de 24h.

  • 22/11/2021 em 16:30
    Permalink

    Boa tarde, estou planejando visitar minha prima na Suécia em janeiro de 2022, como turista brasileira, eu vou entrar na região europeia por Milão no dia 26/12 e seguiria para Estocolmo no dia 9/1/22, você acha que eu poderia encontrar problemas em entrar no país dessa forma?

  • 24/11/2021 em 00:14
    Permalink

    Boa noite Peter,

    Tenho um viagem para Suécia a trabalho marcada para 4 de dezembro com escala em Frankfurt. Meu entendimento é que se a companhia aérea aceitar boarding e eu passar na imigraçao na Alemanha, meu único requerimento para entrar na Suecia seria teste PCR negativo válido (72h)… estou correto ?

  • 25/11/2021 em 14:20
    Permalink

    Boa tarde. Tenho passagem comprada para Zurique dia 15 de dezembro de 2021, para mim e minha mulher. Vamos fazer uma viagem de turismo na Suécia. Podemos entrar no país com o certificado de vacinação expedido no ConectSus em inglês e mais um teste PCR negativo? Vamos fazer conexão rápida em Amsterdam.

  • 28/11/2021 em 21:01
    Permalink

    Boa noite Elsídio,

    considero sua pergunta já respondida aqui na página.

  • 28/11/2021 em 21:02
    Permalink

    Boa noite Mariano,

    caso esteja completamente vacinado, sim. Caso não, deve fazer querentena conforme as recomendações da Agência de Saúde Nacional.

  • 28/11/2021 em 21:05
    Permalink

    Boa noite Joyce,

    fornecemos as informações existentes neste momento, mas não avaliamos as chances de alguém entrar ou não. É impossível falar sobre a situação em janeiro, portanto, a recomendação é de ficar de olho nesta página e se inscrever para receber as notificações. Atualmente as restrições estão em vigor até dia 31 de janeiro de 2022, mas a situação pode mudar rapidamente, especialmente considerando o desenvolvimento da nova variante ómicron.

  • 02/12/2021 em 04:18
    Permalink

    Gostaria de saber se vindo do Brasil para encontrar namorado sueco pode ser uma exceção? Ele fará uma carta convite. A relação é desde fevereiro 2020. Obrigada

  • 02/12/2021 em 12:45
    Permalink

    Olá Nívia,

    como pode ver já nas respostas anteriores e no site da polícia sueca nós não fazemos pré-análises. A decisão final será tomada pela polícia na hóra de fazer a migração, mas dependendo do trajeto que for viajar pode ser que nem consiga embarcar no Brasil.

  • 05/12/2021 em 19:43
    Permalink

    Oi Peter! Sou brasileira, 100% vacinada e tenho uma viagem agendada para o final do ano para Alemanha. De lá irei pra Noruega, Dinamarca e por fim Estocolmo (aproximadamente 14 dias depois de já estar na Europa). Poderemos entrar em Estocolmo e se sim, teríamos que fazer teste PCR ou quarentena? Obrigada!

  • 05/12/2021 em 22:46
    Permalink

    Boa noite Peter! Procurei por aqui e não encontrei sobre 2 situações, caso já tenha respondido me perdoe de antemão. Fiquei um pouco em dúvida pelo site da polícia sueca também:

    1) Atendo as exigências e entro na área Schengen via Paris. O passe sanitário obtido em Paris é considerado certificado de vacinação europeu?

    2) Vou passar 5 dias em um país nórdico (Finlândia). Caso opte por entrar na Suécia via Finlândia, no site deu a entender que não precisaria nem de certificado, nem teste. Confere?

    Obrigada desde já e boa semana!

  • 06/12/2021 em 12:00
    Permalink

    Olá Jéssica,

    sua pergunta já foi respondida aqui na página. A quarentena não é necessária quando uma pessoa está 100% vacinada.

    Boa viagem!

  • 06/12/2021 em 12:05
    Permalink

    Olá Renata,

    1. Não saberia responder sobre este passe emitido na França. Existe uma série de exigências nos passes emitidos conforme as regras da UE e a autoridade francesa emissora deste passe deverá saber esclarecer esta dúvida.

    2. Correto.

  • 07/12/2021 em 12:49
    Permalink

    Boa tarde!
    Tenho viagem marcada para 1/1/2021 para Estocolmo com conexão em Londres , pois nasceu meu neto. Meu filho é cidadão europeu. Recebi duas doses da vacina coronavac e uma terceira dose da pfizer. Farei o teste Pcr exigido. Gostaria de saber se haverá problemas para minha entrada.

  • 07/12/2021 em 12:52
    Permalink

    Boa tarde Mara,

    a probabilidade de seu embarque ou entrada na Suécia ser barrado é mais alta por estar fazendo conexão num país fora da União Europeia e área Schengen.

    De resto, consideramos que todas as orientações necessárias já foram fornecidas nesta página.

  • 07/12/2021 em 12:57
    Permalink

    Boa tarde!
    Corrigindo, tenho viagem marcada para 1/1/2022 para Estocolmo.

  • 07/12/2021 em 13:00
    Permalink

    Boa tarde,

    certo. As restrições de entrada estão em vigor até no mínimo dia 31 de janeiro de 2022.

  • 01/02/2022 em 16:13
    Permalink

    Boa tarde!

    Li o site da policia sobre entrada na Suécia, entretanto sigo com dúvida.

    Minha situação é a seguinte:
    – Brasileiro
    – Vacinado no Brasil (3 doses, 2 Coronavac + 1 Pfizer)
    – Voo: São Paulo – Zurique – Estocolmo em 02/03/2022 (sou aceito sem restrições na Suíça)

    Poderei entrar na Suécia?

    Aguardo retorno,
    Grato!
    Renan

  • 01/02/2022 em 19:09
    Permalink

    Viajantes com escala num país nórdico ou no Espaço Econômico Europeu e que passaram pelo processo migratório e foram admitidos naquele país, serão analisados conforme as regras do país em que fizeram escala e não conforme as regras do país onde a viagem teve seu início.

    É exigido um teste de Covid-19 com resultado negativo realizado no máximo 72 horas antes da entrada no país, caso o viajante não tenha o passaporte de vacinação europeu. O teste deve ser de infecção ativa, ou seja, testes de anticorpos com resultado positivo não serão aceitos. A regra do teste com resultado negativo vale mesmo para cidadãos brasileiros totalmente vacinados e com o certificado de vacinação emitido no Brasil.

  • 16/02/2022 em 23:49
    Permalink

    Olá! Recebi minha permissão de residência semana passada, vou pegar uma carta com a decisão para poder me mudar. Minha permissão é de dois anos por conexão familiar, meu noivo é Sueco. Eu farei escala na Holanda, preciso de teste PCR de covid ou consigo entrar com certificado de vacinação somente?

  • 17/02/2022 em 10:42
    Permalink

    Bom dia,

    É exigido um teste de Covid-19 com resultado negativo realizado no máximo 72 horas antes da entrada no país, caso o viajante não tenha o passaporte de vacinação europeu. O teste deve ser de infecção ativa, ou seja, testes de anticorpos com resultado positivo não serão aceitos. A regra do teste com resultado negativo vale mesmo para cidadãos brasileiros totalmente vacinados e com o certificado de vacinação emitido no Brasil.

    Quem está isento da proibição de entrada?
    A proibição de entrada não se aplica a:

    cidadão da União Europeia ou da Suíça ou membro da família desse cidadão;
    quem tem status de residente de longa duração na Suécia ou noutro Estado-Membro da UE;
    quem possui uma autorização de residência temporária (por exemplo por estudos ou trabalho) ou permanente na Suécia ou outro Estado da UE ou Suíça;
    quem tem um visto nacional para a Suécia.

  • 23/03/2022 em 14:50
    Permalink

    Olá! São as duas doses completas da vacina que está sendo solicitado para a entrada, correto?

  • 25/03/2022 em 08:59
    Permalink

    Bom dia Camila,

    para a entrada na Suécia é necessário apresentar um teste PCR ou antígeno, como apenas o certificado de vacinação da UE é reconhecido. Dependendo de onde for fazer a escala, o ConecteSUS pode ser reconhecido, mas não na Suécia.

  • 07/08/2022 em 15:30
    Permalink

    Boa tarde ,Peter
    Eu e meu esposo vamos embarcar para Estocolmo dia 16 agosto 2022, visitar nosso filho residente na cidade, vamos fazer conexão em Lisboa, quantas horas é válido o RT PCR covid ?

  • 08/08/2022 em 12:59
    Permalink

    Boa tarde Márcia,

    para entrar na Suécia não há necessidade de realizar algum teste de Covid. Recomendo verificar se o mesmo vale para escala em Portugal e quais as regras da sua empresa aérea.

    Boa viagem!

  • 05/10/2022 em 11:47
    Permalink

    Brasileiro somente com passaporte Sueco, podera entrar e sair do Brasil sem passaporte Brasileiro ?

  • 05/10/2022 em 14:44
    Permalink

    Por sermos uma autoridade sueca não temos como responder isso de forma afirmativa. Recomendo contato com a Embaixada do Brasil ou a Polícia Federal.

  • 10/04/2023 em 17:20
    Permalink

    Bom dia Peter, moro na Suécia há um ano, tenho cidadania europeia, tenho trabalho fixo, moradia, e identificacao sueca id-Kort. Fiz a solicitacao de Autorizacao de moradia para mina esposa. Olhei o site da Migrationsverket, praticamente o site inteiro. Como cidadao europeu, requisitos exigidos nao se aplicam as cidadaos (EU), o que é positivo.

    Ao fazer pedido de autorizacao, temos a observacao: “o pedido de moradia deve ser feito tres meses antes da chegada na suécia, porém nao fala de restricao ao aguardar na suecia.

    Também tem na pagina, que, o pedido de moradia deve ser feito, pelo menos no mais tardar tres meses ¨após¨ a chegada na suecia do (parente ou conjuge). O que pode ser interpretado de maneira intrinseca, que (pode aguardar na suecia, desde que tenha sido feito o pedido ).
    tentei procurar nas perguntas anteriores nesta pagina de perguntas, mas sao muitos casos e cada um com particularidades especificas.

    Qual sua interpretacao sobre isso?

    Atenciosamente
    Renato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *